quinta-feira, 29 de abril de 2010
Venezuela é parceira irreversível pelo desenvolvimento da América do Sul
Lula aproveitou também para criticar os que não acreditavam no Mercosul e queriam a construção da Alca (acordo de livre comércio com os Estados Unidos) e defender a parceria com a Venezuela, país estratégico na região pela quantidade de enorme de matéria-prima, petróleo e gás que possui, e também outros países da região, porque só assim, disse o presidente brasileiro, será possível atingir o desenvolvimento que todos querem e precisam.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Lula orienta Dilma a mudar postura em entrevistas na TV
Lula orientou Dilma a reduzir suas viagens aos Estados e dar preferência a treinamentos para entrevistas. Na semana passada, a ex-ministra da Casa Civil participou do programa ¿Brasil Urgente¿, da TV Bandeirantes. Na avaliação de pessoas próximas a Lula, Dilma estava muito nervosa e, em muitos momentos, deu respostas longas, sem concluir seu raciocínio. Aliados da pré-candidata dizem que, no período atual da campanha, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) está se saindo melhor, demonstrando maior experiência, enquanto Dilma tem se desgastado com polêmicas como a comparação entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Lula.
Marcello da Silva Batista
quarta-feira, 21 de abril de 2010
FMI vê Brasil mais perto de "ponto de virada" na economia
O FMI (Fundo Monetário Internacional) espera que os países cresçam a taxas muito distintas neste ano, como resultado dos impactos diferentes da pior crise mundial desde os anos 30 em cada economia, conforme o relatório "World Economic Outlook" (Panorama da Economia Mundial), divulgado nesta quarta-feira.
O Brasil, na visão dos especialistas do Fundo, faz parte do grupo de nações que já precisa se preocupar com o risco de um potencial "superaquecimento" da demanda doméstica e está mais próximo, portanto, de um "ponto de virada" em suas políticas de estímulo.
"No Brasil, o crescimento em 2010 é previsto para atingir 5,5%, puxado pelo forte consumo privado e investimentos". O FMI vê dois riscos principais para países da região da América Latina (e Caribe), como o Brasil: "a fragilidade da recuperação nas economias avançadas e uma potencial fraqueza nos preços das commodities [matérias-primas]", bem como um fluxo excessivo de capitais externos, o que poderia gerar distorções ("bolhas") nas economias locais.
"Na medida em que as disparidades de produção estão se estreitando, e as pressões inflacionárias estão evoluindo em diferentes velocidades, algumas economias com regimes de meta de inflação (Brasil) parecem mais perto de um ponto de virada do que outras (Colômbia, México)", consideram os economistas do FMI, numa referência às políticas de combate aos efeitos da crise.
Estímulos
O Brasil, como muitos outros países, concedeu subsídios às empresas e reduziu as taxas básicas de juros. nos EUA e na Europa, grandes quantias de dinheiro foram aplicadas no sistema financeiro para salvar bancos.
Na visão do FMI, esses estímulos concedidos pelos governos foram necessários para que as economias enfrentassem a crise, mas agora devem ser revisados, sob pena de gerarem outros problemas (aumento dos deficits públicos), que podem comprometer a retomada do crescimento econômico.
Marcello da Silva Batista
Tiradentes
Introdução
O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
Biografia
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Trabalho pesquisado no site http://www.suapesquisa.com/tiradentes/
Marcello da Silva Batista
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Gripe A H1N1
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
Que grupos são mais afetados pela gripe suína?
Diferente da gripe sazonal comum, a gripe suína parece afetar mais adultos jovens e crianças do que idosos. Outros grupos que parecem ter mais risco de sofrer conseqüências graves da gripe suína são mulheres grávidas e pessoas com condições médicas como asma e diabetes.
Como prevenir a transmissão da gripe suína?
Assim como qualquer gripe, a influenza A (H1N1) se espalha quando a pessoa tosse ou espirra, ou ao tocar algo com o vírus e depois nos olhos, nariz ou boca. Há algumas coisas simples que podem ser feitas para proteger a si mesmo e os outros:
* Cobrir o nariz e boca com tecido sempre que tossir ou espirrar. Jogar fora o tecido usado.
* Se não tiver tecido, espirrar ou tossir na manga da camisa.
* Limpar as mãos freqüentemente com sabão líquido e água, ou álcool em gel.
* Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
* Evitar contato próximo com alguém com gripe suína, se possível.
* Manter-se saudável: comer alimentos nutritivos, ter sono suficiente, e praticar exercícios físicos.
Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas da gripe suína são similares ao da gripe sazonal comum:
* Febre.
* Tosse.
* Dor de garganta.
* Nariz congestionado.
* Em alguns casos o paciente também sofre diarréia, vômito, dores no corpo e dor de cabeça.
O que fazer se tiver os sintomas da gripe suína?
Caso apresente os sintomas da gripe suína, você deve:
* Ligar para seu médico para determinar se precisa ser examinado.
* Ficar em casa e evitar contato com outras pessoas o quanto possível para evitar a transmissão da gripe suína.
Antivirais podem ser usados para tratar a gripe suína?
Os medicamentos antivirais são usados contra a gripe para impedir que o vírus se reproduza no organismo. Se a pessoa contrair a gripe suína, antivirais podem tornar a doença mais moderada e fazer a recuperação mais rápida. Antivirais também ajudam a prevenir complicações sérias.
sábado, 10 de abril de 2010
Carnaval do Brasil
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :
1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2010 - Unidos da Tijuca
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
2010 - Rosas de Ouro
Carnaval de Salvador
O carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões saem as ruas nos seis dias de festa, marcada por muita alegria. O carnaval ocorre nas ruas da cidade, ocupando uma área urbana de cerca de 25 quilômetros. É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais.
O carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). Há também o desfile dos blocos afros e afoxés. A animação conta também com a participação de blocos de trio, de samba, alternativos, de índios e infantis. A axé music também se faz presente e garante a animação em todos os dias da festa.
Marcello da Silva Batista
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Novo recorde de vendas de veículos
Os dados de emplacamento no País indicam quase 354 mil unidades vendidas em março, o que significa um crescimento de 14,5% sobre o recorde anterior, de 309 mil veículos, registrado em setembro do ano passado.
No acumulado do ano, as vendas foram 18% maiores na comparação com o primeiro trimestre de 2009, totalizando 789 mil unidades.
Entre as principais montadoras, a GM foi a que registrou maior crescimento nas vendas, 27%, com mais de 70 mil veículos emplacados. A montadora responde agora por 21% do mercado nacional.
Marcello da Silva Batista