domingo, 20 de março de 2011

No Rio, Obama diz que Brasil é exemplo de democracia para mundo árabe

O presidente americano, Barack Obama, afirmou neste domingo em discurso no Theatro Municipal, no Rio, que a transição feita pelo Brasil da ditadura para a democracia é um modelo para o mundo árabe, governado há décadas por líderes fortes mas que passa por um momento em que o povo exige mais liberdades. O líder americano disse ainda que deseja "fortalecer a amizade" dos EUA com o país.

Falando a uma plateia de mais de 2.000 pessoas, Obama disse que "a transição para a democracia no Brasil nos anos 1980 pode servir de exemplo às nações do Oriente Médio".

"Esse é o exemplo do Brasil, um país que mostra que a ditadura pode se transformar em uma vibrante democracia, um país que mostra que a democracia leva liberdade e oportunidades ao povo".

Segundo Obama, nos últimos meses, o mundo árabe tem sido palco de manifestações populares que pedem mais liberdade e democracia. "Em toda a região, nós vimos jovens se levantando. Uma nova geração exigindo o direito de decidir seu próprio futuro", disse.

O presidente americano citou a Líbia: "Temos visto o povo da Líbia assumir uma corajosa posição contra um regime determinado a brutalizar seus próprios cidadãos".

"Desde o começo, deixamos claro que a mudança que eles procuram deve ser feita por seu próprio povo. Mas como duas nações que tem lutado por muitas gerações para aperfeiçoar suas próprias democracias, os EUA e o Brasil sabem que o futuro do mundo árabe será determinado pelo seu povo."

"Ninguém sabe dizer ao certo como essa mudança irá acabar, mas eu sei que mudanças não são algo que deveríamos temer."

"Esse é o exemplo do Brasil. O Brasil, um país que mostra que uma ditadura pode se converter em uma vibrante democracia. O Brasil, um país que mostra que a democracia oferece liberdade e oportunidade às pessoas", afirmou.

Segundo Obama, o Brasil é "um país que mostra como o chamado a mudança que começa nas ruas pode transformar uma cidade, um país e o mundo".

FUTEBOL E JORGE BEN

O presidente americano iniciou sua fala falando em português: "Alô", "Cidade Maravilhosa" e "todo povo brasileiro" para conquistar a plateia.

Depois citou o clássico do Campeonato carioca Vasco e Botafogo deste domingo. Seus anfitriões no Rio --o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes-- são vascaínos. No entanto, Obama foi vaiado por parte da plateia e reconheceu que o assunto é muito sério no Brasil.

Depois, em meio a elogios ao Brasil, afirmou: "Como disse o cantor, o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza", em referência a Jorge Ben Jor.

Durante seu discurso, o presidente americano ainda afirmou que o Brasil emergiu de décadas de mau desempenho para se tornar uma economia poderosa que tem muitos valores em comum com os EUA.

De acordo com ele, uma antiga piada de que o Brasil seria sempre um "país do futuro" não é mais verdadeira.

"Para o povo do Brasil, o futuro chegou", afirmou, sendo seguido de calorosos aplausos da plateia.

Obama disse que Brasil e EUA tem uma cultura e uma história parecidas, incluindo suas lutas contra poderes coloniais e seus povos multiculturais.

"Nos tornamos colônias reclamadas por reinos distantes, mas rapidamente declaramos nossa independência. Acolhemos ondas de imigrantes em nossas costas, e eventualmente limpamos a mancha da escravidão de nossa terra."

PARCERIAS E JAPÃO

Como no dia anterior, Obama citou as diversas áreas em que Brasil e EUA são parceiros e que podem ser reforçadas. Isso inclui os setores de energia limpa, cooperação científica, tecnologia e falou em derrubar os obstáculos que estão impedindo o crescimento das relações comerciais bilaterais.

"Da África ao Haiti, estamos trabalhando lado a lado para combater a fome, a doença e a corrupção que podem apodrecer uma sociedade."

O presidente americano também comentou sobre a maior comunidade japonesa fora do Japão que vive em São Paulo para pregar ajuda do Brasil aos japoneses na sua hora de maior necessidade, uma referência ao terremoto seguido de tsunami registrado no último dia 11 que já deixou mais de 7.000 mortos no país asiático.

"Nos EUA, nós criamos um laço de mais de 60 anos com o Japão", disse. "O povo japonês é um dos nossos amigos mais próximos e estaremos lado a lado com o povo japonês para superar esse momento."

O discurso de Obama no Theatro Municipal estava previsto inicialmente para ser realizado na Cinelândia, que encerraria a agenda do mandatário na cidade. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança. No entanto, o evento foi transferido na sexta-feira (18) para o interior do teatro.

Entre os mais de 2.000 convidados estavam grupos de mulheres e idosos de Santa Cruz e Bangu (bairros de classe média baixa da zona Oeste do Rio), que conduzem projetos sociais com apoio da Prefeitura e do governo do Estado.

Também integrava a plateia uma representação do Instituto Empreender, cujo objetivo é promover programas nas áreas de empreendedorismo, com acesso ao crédito e desenvolvimento de microempresas. O projeto é apoiado pela Usaid, agência norte-americana de assistência econômica e humanitária.

Na plateia, há ainda representantes do movimento negro e expoentes da cultura afro-brasileira, como os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) e o ativista, ex-político e intelectual Abdias do Nascimento, 97.

Fonte: Folha

Marcello da Silva Batista

Matar Kadhafi seria 'insensato', diz secretário de Defesa dos EUA

O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, disse neste domingo (20) que seria "insensato" matar o ditador da Líbia, Muammar Khadafi, na operação militar da coalizão para deter as forças de segurança do regime.

"Acredito na importância de operarmos com base na resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse.

"Se começarmos a acrescentar objetivos, acredito que vamos gerar outro problema neste sentido. Não é sensato estabelecer metas que talvez não possamos atingir", afirmou Gates, a caminho da Rússia.

Prédio atingido
Um míssil atingiu um prédio administrativo do complexo residencial de Kadhafi em Tripoli, capital da Líbia, testemunhou a a France Presse na noite deste domingo.

Mas o Pentágono reafirmou que o local não é um dos alvos da ofensiva aliada.

Gates também afirmou que os assessores do presidente Barack Obama apoiaram unanimemente a decisão de usar a força militar na Líbia.

Segundo Gates, os EUA veem muitas possibilidades para uma futura liderança da campanha militar na Líbia, mas os aliados árabes mostraram certa resistência em operar sob a bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Acho que há duas possibilidades. Uma é a liderança britânica e francesa. Outra é o uso da estrutura da Otan", afirmou.

"Acredito que há uma sensibilidade por parte da Liga Árabe pelo fato de poder ser vista operando sob o guarda-chuva da Otan. E, então, a questão é se existe uma maneira que podemos trabalhar fora do comando da Otan e comandar a estrutura sem que seja uma missão da Otan e sem uma bandeira da Otan."

Fonte: G1

Marcello da Silva Batista

'Futuro chegou' para o Brasil, diz Obama

Em sua primeira visita ao Brasil, o presidente americano, Barack Obama, disse que o futuro chegou ao país. "Por tanto tempo vocês foram chamados de o país do futuro", disse o presidente, em discurso no Theatro Municipal, no Rio.

"O povo do Brasil deve saber que o futuro chegou. Está aqui, agora", afirmou o presidente, muito aplaudido pelo público, composto por cerca de 800 convidados, além de autoridades dos dois governos.

Obama elogiou a transição brasileira de uma ditadura a uma "democracia próspera", em que milhões de pessoas deixaram a pobreza, e disse que o país é um exemplo de liberdade.

"Onde quer que a luz da liberdade seja acesa, o mundo se torna um lugar melhor. Esse é o exemplo do Brasil, um país que prova que uma ditadura pode se tornar uma próspera democracia e que mostra que um grito por mudanças vindo das ruas pode mudar o mundo", disse.

Impressões do Brasil

Durante o discurso, que durou pouco mais de 20 minutos, Obama conquistou a plateia ao falar algumas frases em português, contar sobre suas impressões do Brasil e até citar Jorge Benjor.

"Alô, cidade maravilhosa. Boa tarde todo o povo brasileiro", disse, ao subir ao palco.

O presidente agradeceu a acolhida "calorosa" que ele e sua família receberam e o fato de o público ter ido assistir ao discurso em dia de jogo entre Vasco e Botafogo - o que provocou protestos entre torcedores do Flamengo e do Fluminense.

Obama contou que uma de suas primeiras impressões do Brasil foi o filme Orfeu Negro, a que assistiu quando era criança, com sua mãe, e que se passa em uma favela no Brasil durante o Carnaval.

"Minha mãe adorava aquele filme", disse. "Minha mãe já morreu. Mas ela nunca imaginaria que a primeira viagem de seu filho ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos."

"E eu nunca imaginaria que esse país seria ainda mais bonito do que era no filme. Vocês são, como Jorge Benjor diz, um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza."

Futuro

O discurso de Obama vinha sendo considerado o momento em que o presidente americano falaria sobre o papel do Brasil no mundo e o futuro das relações bilaterais. Inicialmente, o discurso seria realizado na Cinelândia, para um grande público, mas acabou transferido para o Theatro Municipal.

O presidente disse que os dois países nem sempre concordaram em tudo. "Assim como qualquer outra nação, teremos nossas diferenças de opinião", afirmou.

"Mas estou aqui para dizer a vocês que o povo americano não apenas reconhece o sucesso do Brasil. Nós torcemos pelo sucesso do Brasil."

Obama listou os vários setores em que os dois países podem cooperar, como ciência e tecnologia, inovação, energia, segurança, meio ambiente e desenvolvimento.

Nova fase

A visita de Obama ocorre depois de um período de esfriamento das relações bilaterais, marcado por posiçoes divergentes durante os últimos dois anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em temas como o programa nuclear do Irã. A viagem tem sido encarada como uma oportunidade para uma nova fase nas relações, agora sob a presidência de Dilma Rousseff.

Obama mencionou os dois presidentes no discurso, ao falar que o Brasil mostra que é possível um menino pobre de Pernambuco se tornar presidente, e ao mencionar a história de Dilma, filha de um imigrante que foi torturada durante o governo militar até chegar ao poder.

Em viagem marcada também pelo caráter comercial, especialmente durante a passagem do presidente por Brasília, no sábado, Obama voltou a falar sobre a "necessidade" de expandir negócios e investimentos entre os dois países, principalmente nas áreas de energia e infraestrutura.

E assim como já tinha feito em seus pronunciamentos a empresários e à imprensa na capital, ressaltou as oportunidades de investimento criadas com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 e brincou ao dizer que o Rio "não era sua primeira escollha" para sede dos jogos - já que torcia pela escolha de Chicago, seu berço político.

Fonte: FOLHA.COM

Obama encerra passagem pelo Brasil com visita em família ao Corcovado

O presidente americano, Barack Obama, encerrou a programação de sua primeira viagem ao Brasil com uma visita em família ao Corcovado, no Rio de Janeiro. Obama visitou a estátua do Cristo Redentor na noite deste domingo, acompanhado da primeira-dama, Michelle, e das filhas do casal, Sasha e Malia. Obama chegou ao Rio na noite de sábado, depois de iniciar sua visita ao Brasil em Brasília, onde foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e participou de encontros com empresários dos dois países. Na manhã deste domingo, o presidente e a família fizeram uma rápida visita à favela de Cidade de Deus. À tarde, Obama fez um discurso no Theatro Municipal. O pronunciamento, inicialmente previsto para um grande público, na Cinelândia, acabou sendo transferido para o teatro, onde foi acompanhado por mais de 2 mil pessoas, entre convidados, autoridades dos dois países e jornalistas. No discurso, de pouco mais de 20 minutos, Obama elogiou o avanço da democracia e da economia no Brasil e disse que, depois de anos sendo chamados de o país do futuro, os brasileiros devem saber que o futuro chegou. Ao comentar os protestos por democracia em países do norte da África e do Oriente Médio, o presidente disse que o Brasil é um exemplo de liberdade e elogiou a transição brasileira de uma ditadura para uma democracia "próspera". O presidente disse ainda que os Estados Unidos querem trabalhar ao lado do Brasil como "parceiros iguais". Nova faseO presidente chegou ao Brasil com uma agenda de negócios, de olho no aumento das exportações e nas oportunidades de investimento em setores como energia e infra-estrutura, ampliadas com as descobertas de petróleo no pré-sal e com a expectativa pela realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Durante a visita, foram fechados 10 acordos bilaterais, entre eles um Tratado de Cooperação Econômica e Comercial (Teca, na sigla em inglês), que estabelece processos para a negociação de questões comerciais. No entanto, a viagem não trouxe grandes anúncios. O comunicado final da visita, divulgado no sábado por Obama e Dilma, o presidente manifestou seu "apreço" à aspiração brasileira de conquistar uma vaga permanente em um Conselho de Segurança da ONU ampliado. O apoio foi menos enfático do que o oferecido à Índia em visita no ano passado, mas foi a manifestação mais forte sobre o tema feita até o momento. A viagem de Obama ao Brasil vem cercada de significado simbólico. Depois de dois anos de um certo distanciamento no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por conta de posições divergentes sobre temas como o programa nuclear do Irã, a visita marca uma nova fase nas relações bilaterais. ViagemObama deixa o Brasil na manhã desta segunda-feira, rumo ao Chile, segunda parada de sua primeira viagem à América do Sul. O presidente e a primeira-dama serão recebidos no Palácio de La Moneda, em Santiago, onde Obama se reunirá com o presidente Sebastián Piñera. No Chile, o presidente americano deverá fazer um grande discurso sobre as relações entre os Estados Unidos e a América Latina. Analistas afirmam que deverá ser um pronunciamento nos moldes do discurso do Cairo, feito em 2009, que marcou um relançamento das relações americanas com o mundo árabe e muçulmano. Depois do Chile, Obama seguirá para El Salvador, onde encerra sua visita à região. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Prejuízo por estragos da chuva no Paraná chega a R$ 104 milhões

Boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná aponta que os prejuízos causados pelas chuva no litoral do Estado já passam de R$ 104 milhões. Os dados foram coletados a partir de avaliações feitas pelas oito cidades atingidas por temporais nos últimos dias.

No novo relatório parcial, o número de residências danificadas e destruídas pelas enxurradas e deslizamentos ainda lidera a lista. A quantidade de casas danificadas no litoral chega a 3.906 e outras 211 foram destruídas.

De acordo com o cálculo, seriam necessários quase R$ 69 milhões para reconstruir as casas atingidas. Os prejuízos agrícolas somam R$ 10 milhões. A nova avaliação estima que os estragos nas estradas ultrapassem os R$ 11 milhões.

No total, 30.968 pessoas foram afetadas pelo mau tempo. Os municípios de Antonina e Morretes decretaram estado de calamidade pública e as prefeituras de Guaratuba, Honório Serpa e Paranaguá estão em situação de emergência. Foram registradas quatro mortes, das quais duas em Antonina, uma em Morretes e uma em Honório Serpa. Em todo o estado, mais de 16 mil moradores estão desabrigadas ou desalojadas.

Marcello da Silva Batista

Egípcios aprovam reforma da Constituição com 77% dos votos

O Egito aprovou a reforma de sua Constituição com 77% dos votos do referendo organizado no sábado, anunciou neste domingo a comissão a cargo da consulta, informando que a participação foi de 41%.

Mais de 14 milhões de egípcios, ou seja, 77,2% dos eleitores, disseram "sim" às emendas propostas à Constituição, e mais de 4 milhões (22,8%) opuseram-se, afirmou o presidente da comissão Mohamed Atiya, em coletiva de imprensa.

Em torno de 18,5 milhões de pessoas compareceram às urnas, completou, uma participação de 41% dos 45 milhões de egípcios em idade para votar.

Os partidários dessa reforma limitada asseguram que ela é suficiente para organizar o retorno ao poder civil em alguns meses, após as eleições legislativas e presidenciais, conforme os planos do exército que dirige o país desde a saída do ditador Hosni Mubarak.

O resultado representa uma vitória para o movimento opositor Irmandade Muçulmana, que defendeu a reforma proposta por uma comissão de juízes nomeada pelo Exército, que incluiu um membro do grupo.

Mas o "sim" constitui um revés para o movimento jovem que protestou contra Mubarak e para personalidades como o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, e o opositor Mohamed ElBaradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e Prêmio Nobel da Paz.

Os adversários da revisão defendiam um nova Constituição, ao estimar que a atual não garante uma democratização real do país.

Entre as emendas previstas está a limitação do mandato do presidente a dois períodos, de quatro anos, contra o atual número ilimitado de mandatos de seis anos.

O recurso ao estado de emergência, imposto desde que Mubarak chegou ao poder, há 30 anos, e atualmente em vigor, será limitado a seis meses e não poderá ser renovado por referendo.

Marcello da Silva Batista

Dilma é aprovada por 47% dos brasileiros, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha mostra que a presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, segundo reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha

Com essa taxa de popularidade, Dilma iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato do antecessor da atual ocupante do Palácio do Planalto.

Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente com os 48% de Lula em 2007, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo, em março de 2007, atingindo a marca de 48%.

Segundo o Datafolha, Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, quando se considera esta fase inicial do mandato.

O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu depois do processo de impeachment de Collor, marcou 34% depois de três meses no cargo. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, teve aprovação no início de seus governos de 39% e 21%, respectivamente.

Na pesquisa divulgada hoje, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma "ruim" ou "péssima". Outros 34% a classificam como "regular". Há também 12% que não souberam opinar.

O instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios nos dias 15 e 16 deste mês.

Fonte: UOL FOLHA

Marcello da Silva Batista


Míssil destrói prédio do complexo residencial de Kadafi

A ofensiva da coalizão internacional contra o regime líbio destruiu neste domingo um prédio do complexo residencial do líder Muammar Kadafi, no bairro de Bab el Aziziya em Trípoli, mas os Estados Unidos descartaram qualquer tentativa de matar o ditador.

O prédio, situado a cerca de 50 metros da tenda onde Kadafi recebe geralmente seus convidados importantes, foi totalmente destruído.

Trata-se de um prédio administrativo que foi atingido por um míssil, confirmou o porta-voz do regime, Musa Ibrahim, aos jornalistas estrangeiros.

"Foi um bombardeio bárbaro, que poderia ter atingido centenas de civis congregados na residência de Muammar Khadafi, a cerca de 400 metros do prédio atingido", declarou Ibrahim, que denunciou as "contradições do discurso ocidental".

"Os países ocidentais dizem que querem proteger os civis, mas atacam uma residência onde sabem que há civis no interior.

No Pentágono, o vice-almirante Bill Gortney garantiu que o objetivo dos ataques da coalizão não é o coronel Kadafi.

"Posso garantir que (Kadafi) não figura na lista dos nossos alvos. Não visamos sua residência", declarou o almirante.

Gortney afirmou ainda que "não há indícios de vítimas civis" nas regiões da Líbia atacadas por aviões e mísseis da coalizão.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, assinalou hoje que seria "insensato" matar Khadafi na operação militar da coalizão para deter o regime em Trípoli.

"Acredito na importância de operarmos com base na resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Se começarmos a acrescentar objetivos, acredito que vamos gerar outro problema neste sentido. Não é sensato estabelecer metas que talvez não possamos atingir".

Fortes explosões sacudiram Trípoli na noite deste domingo, incluindo o bairro de Bab el Aziziya, em meio ao fogo antiaéreo.

As baterias antiaéreas já haviam disparado hoje sobre a zona da residência de Kadhafi, por volta das 15h15 (horário de Brasília), quando ocorreram fortes detonações.

As forças britânicas confirmaram sua participação neste domingo em "um raid contra os sistemas líbios de defesa antiaérea", lançando do Mediterrâneo mísseis (de cruzeiro) Tomahawk de um submarino da classe Trafalgar.

Segundo o almirante Gortney, os ataques visam a defesa antiaérea líbia, que foi "fortemente atingida" pelos aviões e mísseis da coalizão, o que permite a instalação "efetiva" de uma zona de exclusão aérea sobre o país, como determina a resolução da ONU.

A principal ameaça aos aviões americanos, britânicos e franceses sobre a Líbia é constituída por mísseis terra-ar SA-5, baseados na região de Trípoli e alvo dos ataques da coalizão.

A destruição da capacidade antiaérea é fundamental para o estabelecimento da zona de exclusão aérea sobre a Líbia, como prevê a resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Fonte: Correio Braziliense

Marcello da Silva Batista

EUA: cessar-fogo de Kadafi foi 'imediatamente violado'

O cessar-fogo anunciado pelo coronel Muammar Kadafi "era uma mentira" e foi ignorado por suas forças, afirmou neste domingo o conselheiro do presidente Barack Obama para Segurança Nacional, Tom Donilon.

O cessar-fogo "era uma mentira e foi imediatamente violado" pelo regime líbio, afirmou Donilon à imprensa no Rio de Janeiro, onde Obama encerrou neste domingo sua viagem ao Brasil.

O regime de Kadafi anunciou hoje um novo cessar-fogo, a partir das 16h (hora de Brasília), em resposta ao apelo da União Africana "pelo fim imediato das hostilidades".

Segundo o porta-voz do Exército Milad Fokehi, "em atenção ao comunicado publicado pelo comitê da União Africana no sábado, em Nouakchott, e às resoluções 1970 e 1973 das Nacões Unidas, o comandante das forças armadas ordenou um cessar-fogo a partir deste domingo, às 16h, horário de Brasília.

Trípoli já havia comunicado um cessar-fogo em sua ofensiva contra os rebeldes, na sexta-feira passada, mas segundo a comunidade internacional a medida não foi cumprida, o que deflagrou a operação aérea da coalizão ocidental, no sábado.

Cabeça, tronco e músculos

Como em todas as edições do Big Brother Brasil, a 11ª veio lotada de musas. Mulheres de corpos esculpidos, marinados à beira da piscina em biquínis minúsculos. Uma delas, porém, abalou o pensamento – se é que ele ainda existia – de que as moças trazem as medidas perfeitas de berço ou apenas da academia. Maria Melilo, em conversa com as outras sisters, admitiu que faz uso de esteroides anabolizantes, substâncias à base de testosterona, ilegais para fins estéticos. Sua voz, bem grave, despertava suspeitas. Além de confirmá-las, ela expôs ainda os efeitos colaterais do uso.

“É muita testosterona, não menstruo mais faz tempo”, afirmou no programa. Maria confessou ainda que seu clitóris aumentou de tamanho, outra consequência do uso. Não há dados sobre a quantidade de mulheres que tomam anabolizantes, mas basta uma olhada mais atenta pelas academias, praias, ruas e revistas – vide o carnaval de 2011- para ver que o padrão estético feminino, que já foi baseado em curvas, hoje é sustentado por músculos. E, para consegui-los, elas recorrem a qualquer artifício. Em última escala, aos anabolizantes.

A maioria, no entanto, quer conservar as características femininas. Em vez de um corpo bombado, querem definição muscular. É nessa onda que os suplementos alimentares ganham mais status. Seja qual for o objetivo da mulher, hipertrofia muscular, definição ou emagrecimento, eles podem auxiliar na dieta e trazer resultados satisfatórios. “O que mais escuto no consultório é: quero ficar igual a Deborah Secco. Ela conseguiu um percentual de gordura baixíssimo, mas dentro de um padrão saudável, e mantendo as características femininas”, conta o nutricionista Vinícius Alencar, especialista em suplementação alimentar.
Apesar de terem a venda liberada, o consumo indiscriminado de suplementos pode trazer consequências graves ao corpo feminino. Mais do que isso, vários deles conseguem acelerar o processo de ganho de massa magra, o que leva muitas delas a perderem o controle diante dos resultados e malharem até ficar com características masculinas.

A Revista conversou com especialistas para entender melhor quais são as vantagens e desvantagens desses produtos. Também conversou com três delas, em estágios diferentes de treinamento, para ouvir seus relatos sobre como os suplementos alimentares se relacionam com a dieta e os exercícios.

Para não confundir
Anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos
São hormônios sintéticos feitos a partir da testosterona, que garante traços característicos de crescimento muscular e androgênicos, ou seja, de caracteres sexuais masculinos. São indicados em casos de tratamento para reposição hormonal em homens, anemia, alguns tipos de câncer e atrofias musculares derivadas de algumas doenças ou acidentes. Sem prescrição médica, o uso é ilegal.

Suplementos alimentares
As vitaminas e os aminoácidos encontrados nos alimentos nem sempre são suficientes para suprir as necessidades diárias do corpo humano, especialmente naqueles que praticam atividades físicas. Os suplementos alimentares foram criados para garantir que esses itens pudessem ser repostos sem a necessidade da ingestão de comida. São concentrados de vitaminas, aminoácidos e até mesmo queimadores de gordura sintetizados a partir dos alimentos, na forma de pílulas e vendidos em farmácias e lojas especializadas. A participante do Big Brother Maria Melilo não tem o corpo masculinizado. Apesar disso, sua voz é grave e ela já confessou outras consequências que os anabolizantes trouxeram ao seu corpo, como a hipertrofia do clitóris. Essas consequências são irreversíveis. De acordo com o endocrinologista João Lindolfo Borges, os problemas externos são ainda pequenos se comparados aos riscos trazidos a certos órgãos. “Não existe nenhuma indicação de esteroides anabolizantes para o corpo feminino. Nelas, só foram analisados prejuízos, que vão desde o timbre da voz até falências hepáticas que podem originar um câncer.” Nos homens mais velhos, em alguns casos, eles são usados como repositores hormonais. O médico também garante que a aplicação, em mulheres, causa um aumento da agressividade, bem como alterações no ciclo menstrual, que podem levar à infertilidade.
O mais curioso, para o médico, é que essas substâncias são mais comuns entre aquelas com maior poder aquisitivo, que teoricamente teriam mais acesso às informações sobre os riscos. “Elas sabem sim do perigo que estão correndo, mas a ditadura da beleza faz com que percam o medo”, arrisca um palpite. O educador físico Breno Martins diz que é perceptível nas academias o aumento do consumo de anabolizantes por mulheres. De acordo com ele, a despeito dos esclarecimentos, o apelo do corpo perfeito é superior ao medo. “Há um aumento do consumo, principalmente entre as mulheres mais velhas, que têm o metabolismo mais lento. Elas se sentem obrigadas a estarem bonitas, como se isso fosse necessário para serem aceitas no meio social”, acredita.
Não há níveis seguros para o consumo de esteroides anabolizantes. “É como uma roleta russa. É como perguntar quanto, por exemplo, de cocaína um usuário pode cheirar? Cada um tem seus limites”, afirma João Lindolfo Borges. Nas academias, quase sempre é perceptível quando uma mulher resolve se valer deles para conseguir resultados mais rápidos.
De acordo com o educador físico Marco Paulo de Paoli, ainda há aquelas que usam pouco, mas que a mudança na voz é rápida. “Ser muito forte não é uma característica da mulher. O que foge muito do padrão pode se tornar perigoso. Saúde não é estética e estética não é saúde. A maioria das mulheres ainda quer ser sarada. E muitas que se tornaram bombadas, se arrependeram depois.”

Marcello da Silva Batista

Número de mortos na região japonesa de Miyagi pode chegar a 15 mil

A polícia na região japonesa de Miyagi, a mais atingida pelo terremoto e o tsunami do último dia 11, estimou neste domingo (20/3) que até 15 mil pessoas possam ter morrido só na sua jurisdição. Os números não incluem as mortes que também estão sendo contabilizadas nas áreas atingidas ao norte e ao sul da província. Por isso já se fala em 20 mil mortos, na maior tragédia a atingir o Japão desde a 2ª Guerra Mundial.

As estatísticas oficiais não param de subir. O número confirmado de mortos se aproxima de 8,5 mil e o de desaparecidos, de 13 mil. Cerca de 360 mil pessoas abandonaram suas casas e 26 mil foram resgatadas.As autoridades deram início à construção de casas temporárias para atender parte das centenas de milhares de pessoas – incluindo 100 mil crianças – atualmente abrigadas nos centros de emergência montados pelo governo.

Os sobreviventes estão enfrentando temperaturas abaixo de zero e sofrem ainda com a falta de água, eletricidade, combustível e até alimentos. Para fazer uma ligação gratuita de um minuto para parentes, eles têm de enfrentar horas na fila, porque a rede de telefonia móvel entrou em colapso.

Fonte: Correio Braziliense

Marcello da Silva Batista

Ricky Martin diz que ganhou 1 mi de fãs no Twitter após 'sair do armário'

O cantor Ricky Martin disse no último sábado, após receber um prêmio no GLAAD Media Awards que ganhou muitos seguidores no Twitter após revelar que é gay.

"Minha conta no Twitter foi de 500 mil para 1,8 milhão de seguidores!", disse, ao receber o prêmio Vito Russo, dedicado à pessoas da indústria do entretenimento que são abertamente homossexuais. "Hoje, estou andando com a cabeça erguida. E estar aqui, recebendo esse prêmio, é só o começo".

"Eu tenho passado por um processo espiritual intenso nos últimos cinco anos, principalmente nos últimos dois. Eu precisava compartilhar isso com o mundo".

Fonte: UOL

Marcello da Silva Batista

Japão detecta radiação na água; mortos no país podem ser mais de 15 mil

O governo japonês anunciou nesta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) que detectou um nível de iodo radioativo três vezes superior ao limite legal na água corrente de um povoado situado a 40 quilômetros da central nuclear de Fukushima Daiichi, destacando porém que não há risco para a saúde. A informação foi divulgada um dia depois de a polícia afirmar que o número de mortos apenas na região mais afetada pelo tremor seguido de tsunami do último dia 11 pode passar de 15 mil.

O ministério da Saúde informou que amostras de água da localidade de Iitatemura apresentam 965 becquerel por quilo, bem acima do limite de 300 becquerel por quilo.

Uma pessoa, ao beber um litro de água com o nível de 300 becquerel por quilo, absorve uma quantidade de radiação equivalente à décima quarta parte do que se recebe durante uma viagem de avião entre Tóquio e Nova York, destacou o ministério.

"Não há efeitos imediatos para a saúde se o consumo da água for temporário", declarou o funcionário do ministério Shogo Misawa. "Mas, por precaução, recomendamos que a população evite tomá-la."

A província de Fukushima fornecerá água potável para os 4.000 habitantes da localidade.

Na quinta-feira, foi detectado um nível de 308 becquerel por quilo na água de Kawamata, outro povoado de Fukushima, mas esta taxa caiu a 155 na sexta-feira e a 123 no sábado, informou o ministério.

Alimentos também foram contaminados. Autoridades em Taiwan encontraram neste domingo radiação em uma carga de vagens importada do sul do Japão. A contaminação foi muito pequena e estava dentro dos limites de segurança alimentar estabelecidos pela lei taiwanesa.

A radiação foi encontrada em 14 kg de vagens trazidas de Kagoshima, disse Tsai Shu-chen, funcionária da Administração de Comida e Drogas do país.

Apesar de não oferecer risco à saúde, esta é a primeira notícia de comida importada do Japão com radiação, desde a crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi --danificada por um terremoto e tsunami há nove dias.

Tsai disse que as vagens podem ter sido contaminadas quando foram transportadas, de avião, ao Aeroporto Narita, em Tóquio, para uma escala antes da viagem a Taiwan.

Kagoshima, na ponta sudoeste da ilha de Kyushu, está há mais de 1.100 km do epicentro do tremor, localizado na costa leste da ilha de Honshu.

Tsai disse que não há motivo para pânico, já que os testes mostraram que a vagem contem apenas 11 Becquerels (Bq) de iodo e 1 Bq de césio-137 por quilo --ambos bem abaixo dos níveis máximos permitidos.

Ela disse que, por precaução, toda a carga será destruída.

A notícia foi divulgada um dia depois do governo japonês admitir a contaminação por radiação em espinafre procedentes da província de Ibaraki e em quatro amostras de leite na província de Fukushima.

Neste domingo, contudo, o secretário de Gabinete japonês, Yukio Edano, assegurou que o leite e espinafre não chegaram ao mercado. Ele afirmou ainda que continuarão analisando dados e realizando testes para determinar se se deve regular a distribuição de produtos procedentes das zonas próximas à central, algo que poderia se concretizar nesta segunda-feira.

Em todo caso, reiterou que esses achados não representam uma ameaça imediata para os consumidores e lembrou que a detecção de iodo radioativo abaixo dos limites na água de torneira em Tóquio e regiões do norte da capital também não supõem um risco para a saúde.

"Eu estou preocupada, realmente preocupada", disse Mayumi Mizutani, moradora de Tóquio, 58. Ela comparava água mineral para o neto de dois anos. "Nós estamos com medo porque é possível que nosso neto tenha câncer", disse.

VÍTIMAS

Um novo balanço da Polícia Nacional do Japão elevou neste domingo para 8.450 o número de mortes no terremoto e posterior tsunami que atingiram o país no último dia 11. Outras 12.931 pessoas ainda estão desaparecidas.

No entanto, apenas na província de Miyagi --a mais atingida pelo desastre--, o número de mortos pode ultrapassar os 15 mil, segundo um chefe de polícia local informou.

Cerca de 360 mil pessoas em toda a costa nordeste do país tiveram de abandonar suas casas, e 26 mil foram resgatadas.

Neste domingo, equipes de resgate japonesas encontraram uma avó e seu neto debaixo dos escombros de uma casa onde estavam presos há nove dias, após o terremoto de magnitude 9 --seguido de tsunami.

Sumi Abe, 80, e Jin Abe, 16, tiveram a sorte de estar na cozinha quando a casa desmoronou em 11 de março. Eles sobreviveram comendo tudo o que tinham na geladeira, sobretudo iogurtes.

Agora, os esforços se centram em procurar um lar para os sobreviventes que perderam suas casas. Cerca de 355 mil pessoas continuam em abrigos improvisados em 15 províncias, incluindo Tóquio.

Este número inclui, segundo a agência de notícias Kyodo, 20 mil moradores de áreas próximas à usina nuclear de Fukushima Daiichi, retirados diante do vazamento de radiação. Eles foram levados para sete outras prefeituras, entre elas Niigata, Yamagata e Tochigi.

"Os corpos levados pelo tsunami serão recuperados aos milhares todos os dias a partir de agora", disse o chefe de polícia de Miyagi, Naoto Takeuchi.

Na cidade de Otsuchi, em Iwate, o prefeito Koki Kato foi encontrado morto neste sábado. Ele estava desaparecido desde o tsunami, quando realizava uma reunião de emergência.

USINA

O estado da usina de Fukushima continua sendo muito preocupante.

O governo anunciou que a central deixará de funcionar. Se a operadora privada Tokyo Electric Power (Tepco) ratificar essa decisão, Fukushima se tornaria a maior ruína nuclear do mundo, à frente de Tchernobil, que tinha quatro reatores quando ocorreu o acidente, em 1986.

Mas não se pode deixar o local abandonado, já que a ausência de eletricidade provocaria um aquecimento do combustível utilizado, sua fusão e uma contaminação ambiental.

Para tentar restabelecer o fornecimento elétrico, os socorristas tiveram de interromper suas operações de refrigeração com jatos de água, que tinham se intensificado desde sábado.

"A pressão no interior do recinto de confinamento do reator 3 aumenta", declarou um responsável da agência de segurança nacional.

Ao anoitecer, ainda não tinha sido restabelecida a corrente elétrica para colocar em funcionamento as máquinas que bombeiam água no sistema de refrigeração do reator número 2, que é prioritário por estar menos danificado que os 1, 3 e 4.

Os técnicos conseguiram conectar um cabo de alta tensão a um distribuidor. A operação "levará mais tempo". "Não sabemos quando poderemos restabelecer os sistemas", declarou Naohiro Omura, da operadora Tepco.

No raio de 20 km da zona de exclusão em torno da central, voltaram a ser detectados neste domingo níveis anormais de radioatividade no leite e nos espinafres, segundo a agência Kyodo.

Mas as autoridades multiplicaram as mensagens tranquilizadoras.

"Os níveis atuais não apresentam um risco para a saúde", afirma o chefe adjunto do gabinete do primeiro-ministro, Tetsuro Fukuyama.

No nordeste do país, a situação humanitária é delicada para os 400 mil afetados pelo terremoto e tsunami, confrontados com a falta de água corrente e de eletricidade em alguns abrigos.

Marcello da Silva Batista

Air France também será processada por homicídio culposo pelo voo 447

Um dia depois de a Justiça francesa acusar formalmente a Airbus por homicídio culposo, a empresa Air France também foi indiciada pelo acidente em 2009 que matou 228 pessoas que estavam a bordo do voo 447, que caiu no Oceano Atlântico após sair do Rio em direção a Paris. A companhia aérea disse que a decisão é "infundada".

A juíza Sylvie Zimmerman registrou as acusações preliminares nesta sexta-feira, 18, o que permite a continuação do inquérito antes de decidir se o caso será encaminhado a julgamento. Pelos trâmites da Justiça na França, a abertura oficial de investigação significa que os juízes de instrução do caso consideram que há elementos indicando possível responsabilidade em um crime.

O CEO da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, afirmou, logo após deixar o tribunal, que a empresa vai recorrer da decisão. "Essa acusação nos parece infundada", disse aos repórteres.

Na França e no Brasil, associações de famílias de vítimas demonstraram satisfação com a decisão preliminar da Justiça. Em Paris, Jean-Baptiste Audousset, porta-voz da associação Ajuda Mútua e Solidariedade AF-447, que representa famílias francesas, afirmou que a eventual inculpação por homicídio culposo abre uma nova etapa nas investigações.

Ainda não se esclareceu a causa do acidente, pois as caixas-pretas da aeronave não foram encontradas. Porém, a Air France, assim como a Airbus, é suspeita de ter negligenciado o risco de falhas nos sensores de velocidade das aeronaves, os tubos Pitot. O avião caiu no dia 1º junho em meio a uma forte tempestade com trovoadas, em elevada altitude.

Buscas. Na próxima semana, uma nova operação de buscas pelas caixas-pretas será iniciada na região do acidente no oceano. A Air France e a Airbus vão financiar o custo de aproximadamente US$ 12,5 milhões pela quarta rodada de procura pelos objetos. A força-tarefa vai contar com três avançados robôs subaquáticos que irão vasculhar a região montanhosa do oceano entre o Brasil e a África, em profundidades que vão até 4 mil metros.

Fonte: Estadão

Marcello da Silva Batista