segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chávez lança programa de transferência de recursos para crianças pobres

O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lançou nesta segunda-feira (12) um programa que prevê a transferência de 430 bolívares – cerca de R$ 180 – por mês para crianças e adolescentes menores de 18 anos que vivem em situação de extrema pobreza no país. Dependentes com deficiência poderão receber 600 bolívares – cerca de R$ 250.

O programa Missão Filhos da Venezuela tem como objetivo combater a pobreza que, segundo dados do próprio governo, caiu de 49% para 27,4% entre 1998 e o primeiro semestre de 2011. Já a pobreza extrema registrou queda de 21% para 7,3% no mesmo período.

Ainda assim, cerca de 2,5 milhões de venezuelanos vivem em condições de extrema pobreza – 800 mil deles são crianças com até 9 anos.

Médicos defendem transplante fecal contra superbactéria

A ideia pode fazer virar o estômago de muita gente, mas o transplante de bolo fecal de uma pessoa para outra pode ajudar a salvar vidas.

Alguns médicos estão usando o procedimento para ajudar a repovoar intestinos com bactérias benéficas, que podem desaparecer após algumas enfermidades.

Essas bactérias benéficas ajudam a flora intestinal a combater infecções como as causadas pela suberbactéria Clostridium difficile, altamente resistente a antibióticos.

Alisdair MacConnachie, que acredita ser o único médico na Grã-Bretanha a fazer esse tipo de transplante, diz que a eficácia do tratamento é comprovada, mas que ele deve ser usado apenas como último recurso.

A lógica é simples. A infecção por C.difficile pode ser provocada pelo uso de antibióticos, que matam bactérias no intestino. Isso dá às bactérias C.difficile sobreviventes espaço para se reproduzir amplamente e produzir grandes quantidades de toxinas que podem levar à diarreia e provocar a morte.

A solução mais óbvia, a ingestão de mais antibióticos, nem sempre funciona e alguns pacientes desenvolvem infecções crônicas.

A teoria é que ao adicionar mais bactérias ao intestino, elas competirão com a C.difficile e controlarão a infecção.

Tubo pelo nariz
MacConnachie, do Gratnavel General Hospital, de Glasgow, já realizou mais de 20 operações desse tipo desde 2003.

"Somente um dos pacientes que eu tratei não conseguiu se livrar da C.difficile", disse.

Se os tratamentos normais não funcionam, o paciente recebe antibióticos até a noite antes da operação, quando os remédios são trocados por outros para controlar a acidez do estômago.

Na manhã da operação, o doador vai ao hospital e produz uma amostra.

Normalmente, um parente é usado, preferencialmente alguém que vive com o paciente, porque viver no mesmo ambiente e comer a mesma comida significa que é mais provável que eles tenham bactérias da flora intestinal semelhantes.

Cerca de 30 gramas da matéria fecal é tomada e misturada em um liquidificador com um pouco de água salgada. Isso depois é filtrado para deixar apenas um líquido.

MacConnachie insere um tubo pelo nariz do pacidente até seu estômago. Outros médicos usam diferentes caminhos para chegar ao intestino.

Cerca de 30 mililitros do líquido são então inserido pelo tubo.

Preconceito
"Minha visão pessoal é de que esta técnica está aí para pacientes que tentaram todos os tratamentos tradicionais", disse MacConnachie.

"Se um paciente não responde a isso e tem infecção crônica por C.difficile, então está em apuros e não há realmente nenhuma outra técnica ou tratamento com a eficácia provada que tem o transplante fecal", observa.

Para ele, o preconceito impede que mais gente se beneficie do tratamento. "É uma técnica publicada (em publicações científicas). Acho que as pessoas têm medo", diz.

"Parece nojento, é nojento, e eu acho que as pessoas provavelmente têm medo de chegar aos pacientes e discutir o assunto", avalia.

Este não é um problema enfrentado por Lawrence Brandt, gastroenterologista no Montefiore Medical Center, em Nova York.

Ele diz que recebe hoje entre dois e quatro e-mails diários de pessoas que querem passar pelo transplante. Até hoje ele já fez a operação em 42 pacientes.

Ele recorda sua primeira operação, em 1999: "A paciente me ligou seis horas após o transplante fecal e disse que não sabia o que eu havia feito ali, mas que ela se sentia melhor do que havia se sentido em seis meses. E de fato, ela nunca mais teve uma infecção por C.difficile", conta.

Além de pacientes, ele diz que há mais médicos expressando interesse na técnica nos Estados Unidos.

"Nos próximos seis meses ou um ano, isso será a coisa mais instigante que aconteceu à gastroenterologia. Isso vai certamente mudar a maneira como a C.difficile é tratada e outras doenças também", diz.

Síndrome do intestino irritável, diarreia e constipação também estão na lista de possíveis aplicações. "Isso parece ser uma abordagem incrível para uma grande variedade de doenças", ele diz.

Estudos
A prática foi relatada apenas em poucos estudos de casos no combate à infecção recorrente com C.difficile.

Houve um índice de sucesso de cerca de 90%. Isso não é suficiente, porém, para que a técnica seja adotada amplamente.

O padrão para determinar se um tratamento funciona é um teste clínico randômico - tomar um grande grupo de pacientes e dar a uma parte o tratamento em análise e a outro um placebo ou tratamento diferente. Os dois grupos são então comparados para ver se o tratamento realmente faz uma diferença.

Até que a técnica de transplante fecal seja analisada dessa maneira, será difícil que consiga uma aceitação ampla.

Fonte: G1

Marcello Batista

Irã copiará avião teleguiado americano que capturou na semana passada

O Irã copiará o avião teleguiado de observação americano RQ-170 que capturou na semana passada, e o colocará à disposição de suas forças, declarou um importante parlamentar iraniano citado pela televisão estatal.

"Estamos terminando de decifrar os códigos da aeronave, e a próxima etapa será sua reprodução", afirmou Parviz Sururi, da subcomissão parlamentar de segurança nacional.

Teerã anunciou que suas unidades de guerra eletrônica capturaram, em 4 de dezembro, o controle de um RQ-170 Sentinel que penetrou no espaço aéreo iraniano vindo do Afeganistão,e que o fizeram aterrissar sem maiores danos a 250 km da fronteira, na região desértica de Tabas (nordeste).

No entanto, os americanos expressaram suas dúvidas sobre a capacidade do Irã de explorar tecnologicamente essa captura.

Marcello da Silva Batista

Filas, desrespeito e muita confusão no Hospital de Base nesta segunda-feira

Os usuários da rede pública de saúde que precisaram dos serviços do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na manhã desta segunda-feira (12/12) tiveram uma surpresa desagradável. Filas longas e reclamações marcaram o ambiente. Quem chegou às 5h para consulta não conseguiu ser atendido até o momento.

A desorganização tomou conta da maior unidade de saúde do DF. Os seguranças sequer respeitavam idosos ou mães com crianças de colo. Despraparados para a situação, os pacientes não levaram lanches ou água e não podem sair da fila para comprar.

Todos aguardaram para marcar consultas nas áreas de urologia e psiquiatria. Segundo relato de usuários do serviço, o sistema de marcação mudou. Antes, o médico podia fazer o encaminhamento, agora é necessário ir até um setor específico para conseguir agendar o retorno ou a entrega de exames.Por isso, a confusão.

Por meio de nota, o HBDF alegou que "ocorreu um excesso de demanda no setor de marcação de consultas do hospital, em razão de ser no primeiro dia da abertura da agenda para 2012 na especialidade Urologia". O hospital informou que o setor de marcação funciona para consultas e retorno, de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, ininterruptamente, "obedecendo a disponibilidade de vagas na agenda e a um cronograma, de acordo com a especialidade para o dia. As marcações para radiologia (raio-x e outros exames de imagem), são feitas durante todos os dias, independentemente do horário. O HBDF ressalta que as consultas de primeira vez são marcadas somente nas regionais."

Marcello da Silva Batista

AVISO

A Companhia Energética de Brasília (CEB) anunciou nesta segunda-feira (12/12) que o fornecimento de energia será cortado em várias localidades do Distrito Federal na terça-feira (13/12). De acordo com informações da companhia haverá manutenção preventiva na rede de distribuição, poda de árvores e instalação de equipamentos. Vai faltar luz em partes de Sobradinho, Lago Sul, São Sebastião, Ceilândia e no Gama, das 8h às 17h.

Confira a baixo a lista completa de endereços onde haverá corte no fornecimento na terça:

Sobradinho
8h às 12h:
Setor Sul, Quadra 04 (lotes 01 a 19).
9h às 15h: Núcleo Rural Sobradinho II, sítios Amadeus e Otávio, chácaras Morro do Sansão, Boa Esperança, Assis, fazenda Las Palmas, chácaras Terra Firme, Beira Rio, Beira Rio II, Macaúbas, sítio Rio Sansão, fazenda FP, chácaras Wilanes, Hulk, Dos Machadinhos I, 45, 215, Evete, Santa Terezinha, Do Jaime, Ilha do Sol, Jorge e Nossa Senhora de Fátima. A CEB informou que vai fazer manutenção preventiva na rede de distribuição e instalar cabos.

Lago Sul
8h às 12h:
Fazenda Taboquinha, Estância Santa Paula e chácaras 01 a 20
10h às 12h: Fazenda Taboquinha, Estância Santa Paula, chácara 06 e lotes 01 a 12
13h às 15h: Fazenda Taboquinha, Quinhão 10 e lotes 04 a 10
15h às 17h: Fazenda Taboquinha, Quinhão 10, chácaras 10, 11, 12, 13, 19 a 23, condomínio Itaipu (conjunto 13, lotes 09 a 11, e conjunto 20, lotes 11 a 35). Em todos os casos a CEB alega que fará manutenção preventiva e poda de árvores.

São Sebastião
9h às 15h:
Núcleo Rural Capão Comprido, fazenda São Geraldo, lotes 06, 10, 12, chácaras Rosas do Sol, 47, 47-a, 48 e Rei Leão
9h às 15h: Morro da Cruz, chácaras 10b, 11, 12, 16, Aliança e Portal da Aliança. A CEB informou que vai instalar transformadores e postes.

Ceilândia
9h às 15h:
Quadra QNN 19, conjuntos I ao L, EQNN 19/21 (Escola Classe 29). A CEB alega que haverá substituição de postes, extensão de rede aérea de alta tensão e instalação de transformador.

Gama
13h às 17h
: Núcleo Rural Ponte Alta Norte, chácaras São Francisco, Pôr do Sol, Flor de Abril, Piau, Raízes, Ramos, Rocha, Verdinha, Lobos, Bolívar, Dois Irmãos, JJ, Sol Nascente, Cogumelos, São Francisco e Três Irmãos. A CEB vai fazer manutenção preventiva e substituirá equipamentos.

Após exames, quimioterapia de Lula é adiada para terça-feira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar a noite desta segunda-feira internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Após bateria de exames feita hoje, a equipe médica do ex-presidente decidiu adiar para amanhã o início da terceira fase da quimioterapia contra o câncer na laringe, de acordo com o médico Roberto Kalil.

Na tarde de hoje, os médicos irão fazer uma entrevista coletiva para explicar a situação de saúde do ex-presidente.

Mas cedo, Kalil disse que "os primeiros resultados são animadores" ao falar sobre os exames feitos hoje.

Lula chegou às 7h31 ao local e foi recebido pelo oncologista Paulo Hoff.

DIAGNÓSTICO

Diagnosticado com um tumor de laringe de agressividade média, no dia 29 de outubro, Lula tem permanecido em casa após as duas sessões de quimioterapia, a primeira iniciada dois dias depois da descoberta da doença, em 31 de outubro, e a segunda, no dia 21 de novembro.

O diagnóstico foi feito em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula reclamava de rouquidão há algumas semanas. Na mesma semana, ele havia comemorado 66 anos. No dia 30 de novembro, a equipe médica que cuida do ex-presidente festejou o fato de sua voz ter melhorado desde que ele começou a quimioterapia, há quase um mês.

Na última quinta-feira (8), Lula voltou a aparecer no programa nacional de TV do PT conclamando as pessoas a se filiarem à legenda.

Lula e a presidente Dilma Rousseff são as estrelas da peça publicitária, que mostra ainda o presidente do partido, Rui Falcão, e os cinco governadores petistas.

A gravação foi feita em 11 de novembro, na casa do ex-presidente em São Bernardo do Campo, após ele ter recebido a primeira sessão de quimioterapia, mas ainda não tinha raspado o cabelo e a barba.

Fonte: Folha.com

Marcello da Silva Batista

Sem "Brasileirão", Globo marca a pior média de sua história

A Globo marcou a pior audiência de sua história. Domingo (11), sem futebol, a emissora amargou a média/dia (das 7h à meia-noite) de 10,4 pontos, com 26% de share (participação no total de televisores ligados). Foi o pior índice de todos os tempos. Em janeiro deste ano, a rede já tinha alcançado a média de 11 pontos, sua pior audiência até então.

Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

Para se ter uma idéia do estrago que o fim do Campeonato Brasileiro fez na grade de domingo da Globo, a emissora registrou no domingo passado (4), com a final do "Brasileirão", média/dia de 16,1 pontos e 36% de share. Com a relação à anteontem, a emissora perdeu cerca de 35% de audiência.

A Record marcou no domingo (11) média de 7,8 pontos, com 20% de share e o SBT, de 6,9 pontos, com 17% de share. Nunca a distância entre as três emissoras foi tão pequena.

Marcello da Silva Batista

Governo diz que estuda rever texto do código florestal sobre áreas urbanas

Apesar do calendário apertado para encerrar ano legislativo, o governo federal tentará mobilizar a base aliada na Câmara dos Deputados para votar o projeto que reforma o código florestal --aprovado no Senado na semana passada e que poderá ser revisto pelos deputados até o final deste mês.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que o trecho do documento que trata de proteção ambiental em regiões urbanas poderá ser revisto, após análise dos ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Mário Negromente (Cidades).

"Aquilo que já foi realizado em termos de obras, que afeta o meio ambiente, isso estaria consolidado. Agora, qualquer outra obra (...) estaria submetida a uma avaliação do Conselho do Meio Ambiente. Então, isso poderia impedir a necessidade de andamento de execução de determinadas obras", disse.

Apesar da força do Planalto em tentar aprovar o projeto ainda este ano, o decreto assinado na última sexta-feira (9) pela presidente Dilma Rousseff já aliviou a tensão sobre propriedades irregulares.

O decreto prorrogou por mais quatro meses a aplicação de multas e sanções a desmatadores e a produtores que não aderirem a programas de regularização ambiental até 11 de abril do ano que vem.

A votação na Câmara é o último passo antes da sanção presidencial do projeto que atualiza o código florestal.

A realização da votação vai depender do acordo entre líderes partidários, em meio a uma agenda que já inclui outras duas votações prioritárias para o governo como o 2º turno da DRU (Desvinculação de Receitas da União) --mecanismo que libera o governo para gastar até 20% de todas as receitas arrecadadas e o Orçamento Geral da União, previstos para acontecer entre os dias 20 a 22 de dezembro.

Marcello da Silva Batista

Economia brasileira tem 2ª maior desaceleração entre 34 países

A economia brasileira teve a segunda maior desaceleração entre 34 países em outubro, informou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta segunda-feira, 12. O índice de indicadores antecedentes da organização para o Brasil recuou de 102,3 pontos em outubro de 2010 para 94,2 pontos em igual mês deste ano, uma queda de 7,9%. Na comparação com setembro, o índice para o País caiu 0,5%. Além do Brasil, só a Índia teve uma recuo porcentual maior do indicador, de 8,7%. Entre todos os membros da zona do euro, houve uma queda de 5,1% em bases anuais.

Maiores economias estão desacelerando

O índice antecedente para os 34 membros do bloco recuou de 100,4 em setembro para 100,1 em outubro. Essa foi a oitava queda mensal consecutiva, indicando que a desaceleração do crescimento nos países desenvolvidos iniciada no terceiro trimestre do ano passado deve continuar.

Segundo a OCDE, os indicadores antecedentes para os emergentes também apontam para uma continuação da desaceleração. Mas a organização afirma que alguns países terão um desempenho pior do que outros. A atividade econômica no Brasil, França, Alemanha, Índia, Itália, Reino Unido e na zona do euro deve ser mais fraca do que a tendência de longo prazo. Já no Japão e na Rússia a atividade deve ficar acima da tendência de longo prazo.

Já o índice dos EUA recuou de 101,0 para 100,9. O índice da zona do euro caiu de 99,2 para 98,5, enquanto o índice da Rússia ficou estável em 102,2.

Os indicadores antecedentes da OCDE são destinados a dar sinais antecipados de pontos de virada entre expansão e desaceleração da economia e são baseados numa série de dados que têm um histórico de assinalar mudanças das atividades.

As informações são da Dow Jones.

Marcello da Silva Batista