Os usuários da rede pública de saúde que precisaram dos serviços do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na manhã desta segunda-feira (12/12) tiveram uma surpresa desagradável. Filas longas e reclamações marcaram o ambiente. Quem chegou às 5h para consulta não conseguiu ser atendido até o momento.
A desorganização tomou conta da maior unidade de saúde do DF. Os seguranças sequer respeitavam idosos ou mães com crianças de colo. Despraparados para a situação, os pacientes não levaram lanches ou água e não podem sair da fila para comprar.
Todos aguardaram para marcar consultas nas áreas de urologia e psiquiatria. Segundo relato de usuários do serviço, o sistema de marcação mudou. Antes, o médico podia fazer o encaminhamento, agora é necessário ir até um setor específico para conseguir agendar o retorno ou a entrega de exames.Por isso, a confusão.
Por meio de nota, o HBDF alegou que "ocorreu um excesso de demanda no setor de marcação de consultas do hospital, em razão de ser no primeiro dia da abertura da agenda para 2012 na especialidade Urologia". O hospital informou que o setor de marcação funciona para consultas e retorno, de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, ininterruptamente, "obedecendo a disponibilidade de vagas na agenda e a um cronograma, de acordo com a especialidade para o dia. As marcações para radiologia (raio-x e outros exames de imagem), são feitas durante todos os dias, independentemente do horário. O HBDF ressalta que as consultas de primeira vez são marcadas somente nas regionais."
Marcello da Silva Batista
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