domingo, 30 de janeiro de 2011

Três mil servidores do GDF nomeados em 2010 ocupam vagas que não existem

Aproximadamente 3 mil servidores públicos de várias secretarias do GDF foram nomeados no último ano sem que existissem vagas previstas em lei nos quadros do governo local. Segundo apurou o Correio, o dado é preliminar e faz parte de um levantamento que está sendo feito pelas secretarias de Governo e de Administração. Diante da situação, parte dos servidores que hoje atuam no governo ocupam cargos inexistentes legalmente. Para evitar que a situação se repita na nova gestão, o governador Agnelo Queiroz (PT) nomeou na última sexta-feira 400 professores e preencheu todas as vagas disponíveis para contratação de docentes no quadro da Secretaria de Educação. Apesar de a pasta somar um deficit de 2,8 mil educadores e 1.545 professores terem sido aprovados no último processo seletivo, para que mais profissionais tomem posse, além das vagas previstas no edital do certame — as quais foram completamente ocupadas — é necessário que a Câmara Legislativa aprove lei ampliando o quadro de funcionários da pasta.

“Deve ser a primeira vez que se chamam 100 por cento de um concurso de uma única vez, isso significa compromisso absoluto com a educação. Vamos conseguir começar o ano letivo de uma forma tranquila no DF, apesar de toda a dificuldade dessa crise profunda que estamos vivendo”, considerou Agnelo. Após a conclusão do levantamento do número de servidores que atualmente ocupam cargos não autorizados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no GDF, o grupo de trabalho composto pelas secretarias de Governo e de Administração deverá apontar uma medida legal para que o problema seja solucionado. Uma das possibilidades é que o Executivo envie para análise da CLDF uma proposta de ampliação no número de servidores dos quadros das respectivas secretarias em que o problema foi identificado para regularização.

“Uma grande preocupação do governador é não repetir a ilegalidade cometida na gestão anterior, em que servidores foram nomeados para cargos inexistentes nos quadros do governo”, considerou a secretária de Comunicação Social, Samanta Sallum. Comprovada a ilegalidade, os gestores antigos, à frente da administração pública na época das nomeações indevidas, podem ter de responder por improbidade administrativa.

Atualmente, no entanto, não é apenas o quadro da Secretaria de Educação que está cheio no DF. No último dia 12, por exemplo, um documento foi enviado pelo subsecretário de Atenção à Saúde, Ivan Castelli, ao dirigente da Secretaria de Saúde, Rafael Aguiar Barbosa, solicitando a nomeação de 446 técnicos em enfermagem e 80 fisioterapeutas. Nenhuma das demandas, no entanto, pode ser atendida. Isso porque, na pasta, os números previstos em lei só permitem a contratação de médicos e cirurgiões dentistas. Para que os cerca de 2 mil profissionais necessários para abastecer a rede sejam selecionados por meio de concurso público, a secretaria vai enviar essa semana para a Câmara Legislativa um Pacote da Saúde pedindo a ampliação no número de vagas. Só então, com a aprovação, o edital do certame, que já está pronto, poderá ser lançado.

Com o intuito de resolver o deficit de professores na Secretaria de Educação, o governador Agnelo Queiroz anunciou ontem que, além das nomeações de servidores, também convocará para o início do ano letivo os docentes temporários já selecionados pela pasta. “Vamos chamar todos os temporários que completam o quadro e que também foram selecionados por concurso. Também vamos prorrogar o mutirão de limpeza e pequenas reformas nas escolas até a véspera das aulas, para que a comunidade seja recebida com dignidade”, afirmou o governador. O GDF tem autorização para contratar até 6,5 mil professores temporários em 2011, já a operação de limpeza tem como objetivo reformar 300 escolas.

No fim da tarde de sexta-feira, o ministério Público do DF (MPDFT) publicou uma recomendação para que o GDF só contratasse temporários em situações previstas na legislação — como em caso de ausência de efetivados ou quando não houvessem concursados na reserva. O governo local afirmou, por meio de sua assessoria, que o pedido será colocado em prática “de forma gradativa, a fim de não prejudicar os alunos”. O governo afirma que a prioridade, agora, é garantir os docentes em sala de aula.

Diplomacia
O governador Agnelo Queiroz participou na manhã de ontem de uma cerimônia que ocorre anualmente em comemoração aos 158 anos de nascimento do herói da Revolução Cubana e um dos intelectuais da América, José Martí. O evento ocorreu na Praça do Palácio do Buriti, onde existe um busto em homenagem ao líder revolucionário. O chefe do Executivo local aproveitou a ocasião para destacar a importância de estreitar as relações entre os brasilienses e a nação cubana. “Sempre fiz questão de participar desse evento com os movimentos sociais uma vez que acho que Brasília tem todas as condições de se tornar a grande capital da América Latina”, destacou o governador. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.


Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

Marcello da Silva Batista

Hillary Clinton visita Haiti em plena crise política

A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, chegou neste domingo ao Haiti, onde se reunirá com o presidente em fim de mandato René Preval, em um momento em que o país atravessa uma crise política depois das questionadas eleições de 28 de novembro. No aeroporto de Porto Príncipe, a secretária de Estado afirmou: chego com uma "simples mensagem" de apoio dos Estados Unidos a este país.

"Queremos que continuem a reconstrução. Queremos que as vozes dos haitianos sejam escutadas e seus votos reconhecidos", afirmou, antes de se reunir com Edmond Mulet, representante da ONU no Haiti. Hillary viajou ao Haiti, onde deve reunir-se também com os três candidatos favoritos do primeiro turno, cujos resultados ainda não saíram.

Uma nota do Departamento de Estado americano informa que Hillary "conversará com membros da sociedade civil, atores políticos, o presidente do Haiti e os aliados internacionais sobre a situação eleitoral em curso e os esforços de reconstrução". Washington tem pressionado Préval para que aceite uma reavaliação dos resultados, o que seria desfavorável ao candidato que apoia, Jude Celestin.

A chefe da diplomacia americana também comemorou neste domingo a notícia de que a epidemia de cólera que causou a morte de mais de 4.000 pessoas desde outubro está começando a ceder. "Quero expressar meu reconhecimento e admiração por todos os que estão trabalhando para conter e depois reverter a epidemia de cólera", disse Hillary ao percorrer uma clínica dedicada ao tratamento dessa doença.

Hillary reiterou o compromisso dos Estados Unidos nas necessidades de saúde "e outras necessidades que estão presentes e em muitas formas exacerbadas pelos contínuos esforços na reconstrução e redesenvolvimento depois do terremoto". "É uma boa notícia no sentido de que as cifras estão diminuindo, mas de nenhuma forma terminaram. Pacientes ainda estão chegando" à clínica, completou a secretária de Estado.

Steven Smith, um funcionário de saúde da embaixada americana, disse a Hillary que "estamos vendo a diminuição no número de casos de cólera. E ainda mais importante, estamos vendo uma diminuição no número de vítimas fatais".

Manifestantes desafiam toque de recolher noite adentro no Cairo

Já passava de 1h da manhã no Egito (21h pelo horário de Brasília), mas ainda havia muita gente reunida na Praça Tahrir, no centro do Cairo, em desafio flagrante ao toque de recolher imposto pelo governo egípcio, como informa o correspondente da TV Globo na cidade, Ari Peixoto.

A tensão aumenta no país. O aeroporto da capital passou o dia com filas imensas formadas por milhares de turistas que tentavam antecipar a volta a seus países de origem.

Com a polícia fora de ação, jovens formaram patrulhas para cuidar do trânsito e vigiar os bairros de modo a evitar saques a casas e lojas. “Todo mundo está com medo porque há um monte de malandros na rua , entrando nos prédios e indo para as lojas”, disse à reportagem do Fantástico uma egípcia que cresceu no Brasil

Toque de recolher

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, ordenou que o toque de recolher no Cairo, Alexandria e Suez seja ampliado em uma hora e a partir de segunda-feira será das 15h locais às 8h, informou neste domingo (30) a televisão estatal.

O toque de recolher, instaurado na sexta-feira devido aos protestos da população para exigir a renúncia de Mubarak, foi gradualmente ampliado, mas não é respeitado pela população. A medida anterior durava das 16h00 às 08h00.

Há ainda relatos de que as autoridades ordenaram que a polícia volte a atuar em todo o país, depois de dois dias nos quais esteve praticamente ausente. A agência AFP diz que a TV estatal atribuiu tal ordem ao ministro do Interior, Habib el Adli, enquanto Reuters e EFE citam fontes anônimas no governo. Há informações desencontradas indicando tanto que essas forças de segurança já estariam na rua, como que voltariam a patrulhar somente nesta segunda-feira.

As fontes da EFE afirmaram, no entanto, que a Praça Tahrir, epicentro dos protestos dos últimos dias, seguirá sob custódia do exército, que na sexta-feira recebeu ordens de apoiar a polícia para manter a segurança do país.

As forças de polícia, numerosas no Egito, tinham desaparecido das ruas na sexta-feira, provocando cenas de caos, saques e fugas em várias prisões do país.

ElBaradei

Na noite deste domingo, o opositor Mohamed ElBaradei, encarregado de negociar com o regime do presidente Hosni Mubarak, juntou-se à multidão que se concentra na Praça Tahrir para pedir a renúncia do presidente. O local é o centro de protestos na cidade. ElBaradei desobedeceu o toque de recolher que começou às 16h (12h, em Brasília).

Ele prometeu aos manifestantes que "a mudança chegará". "Vocês reconquistaram seus direitos e o que começamos não pode ter volta", discursou aos milhares de manifestantes presentes. "Temos uma demanda principal - o fim do regime e o começo de um novo estágio, um novo Egito".

O Prêmio Nobel da Paz saiu de um carro perto da praça, cujo acesso era controlado por soldados em tanques de guerra. Ele caminhou rodeado por manifestantes que gritavam "O povo quer a queda do presidente" e "Vamos sacrificar nossa alma e nosso sangue pelo país".

As forças de oposição do Egito, lideradas pela Irmandade Muçulmana, encarregaram o dissidente Mohamed ElBaradei de negociar com o regime do presidente Mubarak, alvo dos protestos que já duram seis dias e paralisaram o país. A decisão foi divulgada neste domingo (30) por Saad al-Katatni, um dos líderes do movimento islamita.

A Coalizão Nacional por Mudança, que reúne vários movimentos de oposição egípcios - incluindo a Irmandade Muçulmana, que foi proscrita pelo governo - escolheram o Prêmio Nobel da Paz para representá-los "nas negociações com as autoridades", disse al-Katatni a agência de notícias Reuters.

Logo após a confirmação, ElBaradei disse que o presidente Hosni Mubarak deve deixar o cargo neste domingo para abrir caminho para um governo de unidade nacional em uma eleição "livre" e "justa". ElBaradei disse também que a política dos Estado Unidos no Egito está perdendo a credibilidade.

Hillary Clinton fala em 'transição ordenada do poder no Egito'
A secretária do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse neste domingo que os EUA querem uma transição ordenada do poder no Egito. "Nós queremos ver uma transição ordenada para que ninguém preenche um vazio, que não haja um vazio, que haja um plano bem pensado, que trará um governo democrático e participativo", disse Hillary ao programa "Fox News Sunday ".

De acordo com Hillary, o país não quer que uma tomada de poder no Egito abale a democracia e conduza o povo à opressão.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou nesta sexta-feira com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e pediu que ele respeite os direitos da população e evite o uso de violência contra manifestantes pacíficos.

Governo cativa militares
Por sua vez, Mubarak visitou um quartel-general e reuniu os comandantes de alta patente neste domingo (30). A reunião foi divulgada pela televisão estatal. A emissora mostrou Mubarak em reunião com o recém-nomeado vice-presidente Omar Suleiman, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, o chefe de gabinete Sami al-Anan e outros.

A agência oficial de notícias divulgou que Mubarak conferiu também o trabalho das Forças Armadas no comando das operações de segurança.

A ofensiva política do governo consiste em cativar os militares. Por isso, o ex-ministro da Aviação Civil, Ahmad Shafic, foi confirmado pelo governo como primeiro-ministro. Shafic, que é um ex-comandante da Força Aérea, será o responsável por formar o novo gabinete de ministros, que foi dissolvido neste sábado.

Além disso, o presidente egípcio, que não escolheu um vice-presidente desde sua posse em 1981, nomeou o seu chefe de inteligência e confidente Omar Suleiman, para o cargo. Muitos viram a nomeação como o fim das pretensões do filho do presidente, Gamal, de assumir a presidência.

Hosni Mubarak recusa-se a deixar o cargo, apesar da pressão da população. Como reforço à posição do presidente, o Parlamento egípcio anunciou neste sábado que não tem planos para antecipar as eleições.

Mubarak mandou também soldados e tanques para a capital Cairo e para outras cidades. O envio de tropas do exército para ajudar a polícia mostrou que Mubarak ainda tem o apoio dos militares, a força mais poderosa do país. Porém, qualquer mudança de opinião dos generais poderá selar o seu destino.

Líder espiritual muçulmano defende renúncia
A tensão aumenta ainda mais com a posição do xeque Yusef Al Qardaui a favor da renúncia do presidente Hosni Mubarak. O egípcio Yusef Al Qardaui é considerado o pregador mais influente do mundo árabe. Em entrevista à televisão Al Jazeera, o líder afirmou que a renúncia poderia resolver a crise no Egito.

"Mubarak, tenha misericórdia sobre essas pessoas e fuja antes que a destruição se estenda no Egito", afirmou o teólogo sunita que lidera a União Mundial de Sábios Muçulmanos e é um dos líderes espirituais da Irmandade Muçulmana no mundo.

TV Al-Jazeera é proibida de atuar no país
O ministro da Informação do Egito, Anas El Feki, proibiu neste domingo (30) a rede de televisão Al-Jazeera de operar no país. O anúncio foi feito pela agência oficial Mena. A maior emissora de televisão do Qatar fazia uma ampla cobertura das manifestações contra o regime do presidente Hosni Mubarak. Ela transmitia em tempo real o movimentos nas ruas das principais cidades egípcias, Cairo, Alexandria e Suez, com comentários em inglês e árabe.

Em comunicado, a Al -Jazeera afirmou que a decisão das autoridades do Egito de proibir a cobertura das manifestações tem como objetivo "silenciar o povo egípcio".

Até agora, pelo menos 100 pessoas morreram no Egito desde o começo das manifestações contra o governo do presidente Hosni Mubarak, na última terça-feira (25). O número foi apurado pelas agências de notícias Reuters e France Presse com fontes de segurança e médicas. Ainda não há dados oficiais sobre as vítimas.

A embaixada dos Estados Unidos no país aconselhou neste domingo os americanos a deixar o Egito o mais rapidamente possível. "Os voos para os pontos de evacuação começarão a deixar o Egito na segunda-feira, 31 de janeiro", declarou a embaixada em comunicado.

Toque de recolher
Milhares de egípcios desobedeceram o toque de recolher estabelecido para este sábado e domingo (30), apesar de as Forças Armafdas terem exigido que os manifestantes obedecessem a ordem. Houve relatos de saques e habitantes de subúrbios ricos do Cairo relataram a chegada de veículos militares nestas localidades, com o objetivo de impedir novos ataques.

O toque de recolher começou às 16h (12h, em Brasília) e terminou às 8h de domingo (4h, em Brasília) no Cairo e nas cidades de Alexandria e Suez.

A brasileira Larissa Amorim, que mora nos arredores da capital, contou à BBC que o medo era muito grande na sua vizinhança devido aos saques que ocorriam na cidade. "Meu marido foi à rua juntamente de outros homens do bairro com facas e bastões para proteger as propriedades", contou ela, que é casada com um egípcio e mora no país desde 2007.

"Nós estamos muito nervosos, mas os moradores falaram que, por enquanto, não havia sinais de distúrbios na área."

A rede de TV CNN exibiu imagens de pessoas armadas nas ruas do Cairo. Portando rifles, pistolas e outros instrumentos mais simples, como bastões e até tubos de aspirador de pó, eles tentavam espantar grupos que circulam em motos, supostos saqueadores.

Prédios do governo também foram alvos de tentativas de invasão, que deixaram dezenas de feridos. Os militares disseram que vão agir 'com firmeza' para restabelecer a ordem e impor o toque de recolher. Em uma prisão no Cairo, os detentos armaram uma tentativa de fuga em massa, que foi contida. Oito presos morreram.

A brasileira Rossana dos Santos, que mora em Alexandria, outra cidade sob toque de recolher, disse, em entrevista à Globonews (veja vídeo acima), que ali também há homens armados tentando proteger os edifícios.

Depois da oficialização da estratégia anunciada nesta sexta-feira, o presidente egípcio, que não escolheu um vice-presidente desde sua posse em 1981, nomeou o seu chefe de inteligência e confidente Omar Suleiman, para o cargo. Dessa forma, o presidente garante aliados militares no novo governo a ser formado.

Ataque ao Ministério do Interior
O exército egípcio guarda a sede do Ministério do Interior, no centro do Cairo, neste domingo. Dois carros blindados e um tanque montavam guarda na frente do edifício, que foi evacuado por causa de ataque de manifestantes neste sábado.

A polícia abriu fogo contra cerca de mil manifestantes egípcios que tentavam invadir o Ministério do Interior. A reação teria acontecido após um grupo de pessoas atirar contra o prédio e só parou quando tanques de guerra foram enviados ao local. Na ação, a polícia teria matado pelo menos três manifestantes, de acordo com a rede de televisão Al Jazeera.

O Exército tenta restaurar a ordem em meio a saques depois que as forças de segurança retiraram as seguintes ruas enormes manifestações na semana passada.

Também no Cairo, tanques do exército egípcio e tiros disparados no ar foram usados neste para controlar pessoas que tentavam atacar a entrada do prédio do Banco Central, onde é impresso o papel moeda. Os manifestantes usavam pedaços de madeira e desistiram da abordagem depois de ouvir os tiros.

Ministros renunciaram
O gabinete de ministros do Egito anunciou oficialmente a renúncia neste sábado após dias de protestos da população contra o governo de Hosni Mubarak. Porém, a mudança não será suficiente para conter a onda de protestos no país.

O líder opositor Mohamed ElBaradei, afirmou que Hosni Mubarak terá de sair. Segundo ele, o discurso do presidente televisionado na sexta-feira foi "praticamente um insulto à inteligência das pessoas." El Baradei, chefe da Assembleia Nacional para a Mudança, chegou na última quinta-feira (27) ao Cairo.

Fonte: G1

Marcello da Silva Batista

Fórum Mundial mostra divisões na escolha de 'antídotos' à crise

A 41ª edição do Fórum Econômico Mundial (WEF), que terminou neste domingo em Davos, deixou em evidência as divisões existentes na hora de escolher quais antídotos aplicar para superar a crise econômica de uma vez por todas, em meio a um clima de ansiedade provocado pelas revoltas populares no mundo árabe.

Davos 2011 confirmou também a mudança de rumo na balança do poder econômico mundial, com maior participação dos países emergentes - Brasil, China e Índia em particular.

Em um tom positivo, a reunião termina com a surpreendente promessa dos grandes países da Organização Mundial do Comércio (OMC) de alcançar um acordo sobre a estagnada Rodada de Doha até julho.

No entanto, esta edição de Davos foi marcada pela preocupação com as rebeliões populares na Tunísia e no Egito, vistas como consequência do agravamento das condições de vida nos países pobres após a pior crise econômica e financeira do pós-guerra.

Depois da Revolução de Jasmim tunisiana, que terminou com a queda do regime de Zine El Abidine Ben Ali, há 23 anos no poder, e em meio aos violentos protestos no Egito contra o governo de Hosni Mubarak, na presidência há 30 anos, várias vozes advertiram para o risco de ainda mais revolta.

Neste sentido, o presidente russo Dmitri Medvedev destacou a "lição" dada aos governos do mundo, que devem "ouvir o que o povo tem a dizer, porque senão correm o risco de perder contato com a realidade".

NOVO IMPOSTO

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, cujo país ocupa a presidência rotativa do G20 em 2011, voltou a defender a criação de um imposto sobre as transações financeiras para apoiar a ajuda ao desenvolvimento.

No aspecto econômico, os dirigentes europeus buscaram ao longo da semana convencer a elite mundial reunida na seleta estaçãode esqui nos Alpes suíços de que a Eurozona já passou pelo pior, apesar das preocupações que persistem sobre a saúde financeira de vários de seus membros em função da dívida pública e dos altos déficits.

"Não espero novos sobressaltos, acho que o euro permanecerá estável", indicou Wolfgang Schauble, ministro das Finanças alemão, após o catastrófico ano de 2010, marcado pelos bilionários resgates de Grécia e Irlanda.

Durante os debates, iniciados na quarta-feira e concluídos neste domingo, Europa e Estados Unidos deixaram claro a oposição de suas ideias sobre de que maneira reativar a economia: enquanto o bloco europeu defende os rigorosos ajustes orçamentários, Washington adverte sobre a ameaça que este tipo de política representa.

A prioridade maior da Europa deve ser matar "o fantasma das gigantescas dívidas soberanas", argumentou o primeiro-ministro britânico David Cameron, justificando seu duro programa de austeridade orçamentária.

Timothy Geithner, secretário do Tesouro americano, opinou, entretanto, que este tipo de atitude não é "razoável", e que o papel do governo em momentos de crise é investir para aquecer a economia.

Caetano Veloso conta que filhos são evangélicos da Universal

O músico Caetano Veloso abriu as portas do seu apartamento no Leblon, no Rio, para a revista Serafina, e conversou sobre família, carreira e política. Entre outras coisas, contou que seus dois filhos mais novos são evangélicos frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os meninos, Tom e Zeca, são filhos dele com Paula Lavigne, sua última mulher e atual empresária. "Minha geração teve que romper com a religiosidade imposta, a deles teve que recuperar a religiosidade perdida", disse o cantor sobre o assunto.

A respeito do crescente poder dos evangélicos no Congresso e na mídia, relativiza: "A Record não tem mais rabo preso com o bispo do que a Globo tem com o cardeal."

A Serafina desta semana traz ainda reportagens com a atriz americana Natalie Portman, que protagoniza o filme indicado ao Oscar "Cisne Negro"; entrevista com o jornalista Diogo Mainardi, que fala sobre o filho com paralisia cerebral, e uma conversa entre o craque Ronaldo e o publicitário Washington Olivetto.

Irã condena à forca dois acusados de pornografia na internet

A Justiça iraniana condenou à morte dois homens neste domingo acusados de criar e administrar dois sites com conteúdo pornográfico.

"Os dois foram condenados à pena capital pelos tribunais", explicou o procurador-geral de Teerã, Abbas Jaafari Dolatabadi, que não identificou os acusados. "O veredicto foi remitido ao Tribunal Supremo para que o confirme", acrescentou o responsável judicial, citado pela agência de notícias estatal "Irna".

No início de dezembro do ano passado, o Canadá expressou sua profunda preocupação pela sorte de Saeed Malekpour, um cidadão iraniano com nacionalidade canadense acusado de criar um programa em farsi para postar pornografia.

O homem, de 35 anos, foi detido em 2008 e foi acusado, além de prejudicar a segurança do Estado, de insultar o Islã e Sua Santidade. Ainda se desconhece se Malekpour pode ser um dos dois condenados anunciados hoje por Dolatabadi.

A sentença foi anunciada um dia depois que a Justiça do Irã executar uma mulher com dupla nacionalidade, iraniano-holandesa, condenada por posse e tráfico de drogas.

A mulher, identificada como Sahra Bahrami, 46, tinha sido detida em dezembro de 2009 durante as manifestações em favor de liberdade e contra da reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, que a oposição qualificou de fraudulenta.

Sobe para 847 o número de mortos na região serrana do Rio

ALERTA

Subiu para 847 o número de mortes em decorrência das chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira dia 12.

O último balanço da Polícia Civil, divulgado na noite de ontem (29), informa aumento no número de mortos em Nova Friburgo, que contabiliza 411.

A cidade de Teresópolis registrou 343 mortes, o distrito de Itaipava, em Petrópolis, 67; Sumidouro 21; São José do Vale do Rio Preto; quatro e Bom Jardim, uma.

Neste final de semana, organizações não governamentais que atuam nessas cidades informaram que começaram a segunda fase de ajuda humanitária.

A Cruz Vermelha pede doações em dinheiro e a Viva Rio convoca instituições fluminenses interessadas em receber roupas.

DNA vai identificar corpo de vítima de desabamento de prédio no Pará

A Identificação do corpo de uma mulher de 67 anos, que foi resgatado neste domingo (30) dos escombros do prédio que desabou em Belém, será feita apenas por exames de DNA. O acidente ocorreu no Bairro Nazaré, por volta das 14h deste sábado. Pelo menos outras três pesoas são consideradas desaparecidas pela Defesa Civil e podem estar nos destroços do prédio.

Cães farejadores também estão local para ajudar na localização das vítimas. O número de pessoas soterradas ainda é incerto. Inicialmente, a Defesa Civil informou que havia cinco pessoas embaixo dos escombros. No início da madrugada, o número poderia chegar a sete. Duas pessoas, que estavam em casas vizinhas, conseguiram sair com vida.O exame de DNA será realizado pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e o resultado divulgado em cinco dias. Familiares de uma mulher desaparecida na região do desabamento estiveram no Instituto de Medicina Legal (IML), mas não conseguiram fazer o reconhecimento da vítima por conta do estado em que se encontra o corpo. Os supostos familiares coletaram sangue para a identificação.

Segundo a Agência Pará de Notícias (órgão de comunicação do governo do Pará), o proprietário da construtora responsável negou que houvesse irregularidades na obra. Em entrevista concedida neste domingo (30), na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), ele garantiu que a construção estava aprovada e regulamentada. O empresário disse que a empresa aguardará o laudo sobre as causas do desabamento.

Ainda de acordo com a agência, a técnica em enfermagem Marluce Castro Bacelar, que constava da lista de desaparecidos em função do desabamento, foi encontrada neste domingo, em sua casa. Ela trabalhava na obra, mas não foi ao prédio no sábado.

O major Augusto Sérgio Lima de Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil, informou que a vítima era moradora de uma casa vizinha ao edifício que foi atingida pelo desabamento. Cerca de 200 homens trabalharam com máquinas retroescavadeiras para retirar o material acumulado após o desabamento do edifício neste domingo e continuam na operação.

O prédio que desabou ficava na Travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher. Segundo o major Lima, não há risco de desabamento de prédios vizinhos. "Desde o primeiro momento estamos trabalhando com a evacuação da região para montar o que chamamos de teatro de operações. Isso é preciso por questão de segurança. Temos pessoas desabrigadas e desalojadas. Já foi feita a análise dos prédios vizinhos. A evacuação é necessárias por causa da movimentação das máquinas."

Obra regular
Segundo José Viana, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Pará, a obra do prédio está regular. "Pedi para analisar a documentação e está tudo certo. No que diz respeito ao controle do conselho, a construção está com todos os registros regulares."

Viana disse ainda que o prédio ao lado do que desabou será avaliado para saber se há risco de desabamento. "Não cheguei a entrar no prédio por questões de segurança. Apenas quem teve acesso so imóvel foram equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os peritos dos bombeiros é que deveriam fazer um laudo pericial sobre a situação estrutural do prédio vizinho ao que desabou."

O presidente do Crea afirmou que o prédio estaria em fase de acabamento. "Não tenho muitas informações sobre o estágio da obra. Só sei que a construtora é conceituada, tem muitos empreendimentos de luxo já entregues em Belém, sem registro de problemas ou reclamações. Pelo que sei, o prédio estava na etapa de acabamento."

Aeroportos brasileiros abrigam cemitério de aviões

Os aeroportos brasileiros abrigam cemitérios de aviões. São 119 aeronaves abandonadas, geralmente, em mau estado. No Aeroporto de Congonhas, que fica na Zona Sul de São Paulo e é o mais movimentado do Brasil, há nove jatos da antiga Vasp. Eles estão em uma área do tamanho de três campos de futebol. A empresa parou de voar em 2005 e o patrimônio que restou está sendo destruído pelo tempo e pelas intermináveis brigas judiciais.

Um ex-funcionário da Vasp tenta, sozinho, evitar a destruição completa das aeronaves, tomando conta de todos os aviões sucateados do local. “Entro, vejo, olho as portas, se não estão abertas, se está entrando água, se não está danificada, com problema. Se não tem ventania que deu e soltou. Tem que manter sempre olhando”, conta o encarregado de manutenção Josafat Cândido.

Os aviões abandonados no país estão em dez estados e no Distrito Federal. São de empresas que não voam mais ou então de proprietários que têm dívidas cobradas na Justiça. Alguns também pertenciam a traficantes e foram apreendidos pela Polícia Federal.

Existem aviões que estão abandonados há nada menos que 30 anos. Essas aeronaves chegam até a virar um problema de saúde pública. “Para se ter ideia, até foco de dengue foi localizado nas asas desses aviões”, conta o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Marlos Augusto Melek.

A cabine do avião da Vasp que voou o mundo todo, na época, era considerado de última geração. Onde ficava o piloto e o copiloto parece que tudo foi destruído. Na verdade os principais equipamentos, os mais sofisticados, foram retirados com cuidado e agora serão vendidos separadamente.

Isso porque uma força-tarefa de órgãos federais, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, decidiu acelerar os processos. No caso das aeronaves da Vasp, a Justiça chegou a fazer leilões, mas não apareceram interessados. “Três leilões foram feitos para as aeronaves pertencentes à Vasp, e não encontravam licitante. Porque essas aeronaves já estão imprestáveis”, justifica Renata Mota Maciel da 1ª Vara de Falências - SP.

“A ideia é, se não conseguimos vender o avião inteiro, desmontá-los e vender as peças que são baratas e mais fáceis de serem colocadas no mercado. No caso dos aviões no Aeroporto de Congonhas, a remoção será uma operação de guerra. Vão ser desmontados onde estão”, diz o juiz da Corregedoria Nacional de Justiça. Dessa forma, as aeronaves ficam menores e as peças tem que ser transportadas em caminhões, “contando com a cooperação do Exército, como explica Melek. A remoção é para uma área indicada pela Infraero, onde serão reunidas todas as aeronaves, e posteriormente, cuidaremos para o leilão de partes”, completa.

O objetivo da Justiça é retirar os aviões de todos os aeroportos até o fim de 2011. Para o encarregado de manutenção Josafat Cândido é ruim ver os aviões abandonados, sucateados. “Eu me sinto um coração em pedaços”.

Fonte: G1

Marcello da Silva Batista

Justiça determina apreensão de documentos de construtora no PA

A Justiça do Pará concedeu no final da tarde deste domingo um mandado de busca e apreensão na sede da construtora Real, em Belém (PA). A empresa é responsável pela obra do edifício Real Class, que desabou no sábado matando ao menos uma pessoa.

O objetivo é apreender documentos relativos à construção do edifício. A ação de busca e apreensão foi protocolada hoje pelo Ministério Público do Estado.

A juíza Diana Cristina da Cunha Ferreira, plantonista no fórum criminal da capital paraense, determinou também que a polícia isolasse o escritório da construtora ainda hoje para evitar que os documentos sejam manuseados antes que o mandado seja cumprido pela polícia e peritos técnicos.

O prédio Real Class tinha 34 andares e estava na fase de acabamento. Os destroços atingiram casas vizinhas. Dois trabalhadores da obra ainda estão desaparecidos.

O engenheiro Carlos Otávio Lima Paes, proprietário da construtora Real, disse em entrevista coletiva hoje que o edifício Real Class tinha todas as autorizações necessárias e que a obra nunca apresentou sinal de colapso.

Paes afirmou que a causa da queda só será conhecida após a realização de laudos técnicos.

Marcello da Silva Batista

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ProUni termina com número recorde de mais de 1 milhão de inscritos

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.048.631 estudantes inscritos para as 123.170 bolsas de estudo oferecidas em cerca de 1.500 instituições de ensino superior. As inscrições foram abertas na sexta-feira (21) e terminaram às 23h59 desta terça.

O número, segundo o Ministério da Educação, representa um recorde no total de inscritos desde a criação do ProUni, em 2004. No ano passado, o programa teve 822.254 candidatos para 165 mil bolsas - até então a maior marca.

O ProUni oferece 80.520 bolsas de estudo integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade. O resultado em primeira chamada será divulgado na sexta-feira (28), na página eletrônica do programa. Até 4 de fevereiro, o candidato pré-selecionado deve comparecer à instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.

Após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada de candidatos, em 11 de fevereirocom prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro..

Para concorrer às bolsas, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Cronograma de inscrição
Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Fonte: G1

Marcello da Silva Batista




Ex-comandante dos bombeiros do Paraná é suspeito de nove mortes

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná coronel Jorge Luiz Thais Martins é suspeito de envolvimento com nove mortes em Curitiba, supostamente em vingança pelo assassinato de seu filho, Jorge Guilherme Marinho Martins, de 26 anos, ocorrido no dia 22 de outubro de 2009. Martins foi comandante da corporação entre junho de 2007 e dezembro de 2009. A pedido da Delegacia de Homicídios de Curitiba, a Justiça determinou a prisão temporária por 30 dias do coronel, mas ele não foi encontrado nesta quinta-feira, 27.

Em sua casa foram cumpridos mandados de busca e apreensão de provas. De acordo com a delegacia, um advogado, cujo nome não foi revelado, teria prometido apresentá-lo, mas até a noite isso não tinha acontecido. Nenhum dos delegados envolvidos diretamente na investigação deu informações sobre o caso.

A própria Secretaria da Segurança Pública do Paraná divulgou uma nota dizendo que não se manifestaria. "Qualquer ação por parte do coronel Martins que esteja sendo investigada é considerada de caráter pessoal, de cidadão comum, sem relação nenhuma com a instituição que comandou", afirma a nota.

O filho de Martins foi morto por volta das 6 horas da manhã do dia 22 de outubro, no Bairro Boqueirão, quando deixava a namorada em casa, após saírem de uma festa. Ela levou dois tiros, mas sobreviveu. Ele morreu no local, após reagir à tentativa de roubo de seu automóvel. Logo depois foram presos dois adolescentes usuários de droga. As investigações estenderam-se até o meio do ano passado, mas não foram encontradas provas que mostrassem vínculo entre eles e a morte. Por isso foram soltos.

Desde agosto do ano passado, a polícia registrou nove mortes de usuários de droga no mesmo bairro. As investigações dessas mortes levaram a Delegacia de Homicídios a concluir que a autoria seria do coronel, o que levou ao pedido de prisão.

Um rapaz que supostamente teria sobrevivido a tiros, entrevistado sob anonimato hoje à tarde pela TV Paranaense, da Rede Paranaense de Comunicação, disse ter reconhecido o coronel quando lhe foram apresentadas várias fotografias na Delegacia de Homicídios. Dois inquéritos que a polícia investiga referem-se a quatro mortes ocorridas no dia 8 de agosto de 2010. Em um deles houve duas mortes e uma pessoa ferida. No outro apuram-se as circunstâncias de outras duas mortes.

O terceiro inquérito investiga a morte de duas pessoas e ferimentos em outra, em tiroteio ocorrido no dia 10 de novembro do ano passado. Uma quarta investigação em poder da polícia refere-se a ocorrência no dia 1º de janeiro deste ano, em que também duas pessoas morreram. O outro inquérito, com mais uma morte, já está na Justiça.

Fonte: Estadão

Marcello da Silva Batista

Em Santa Catarina, número de cidades em emergência chega a 63

A chuva que atinge Santa Catarina desde a última semana, já deixou 63 cidades em situação de emergência no Estado. Segundo o relatório divulgado pela Defesa Civil às 13h desta quinta-feira, 27, 71 municípios já foram afetados pelas tempestades. A cidade de Mirim Doce, no Vale do Itajaí, decretou situação de calamidade pública no último dia 19.

Mais de 900 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Em todo o Estado, 24.034 pessoas estão desalojadas e ocupam a casa de parentes ou amigos. Outras 1.926 pessoas estão desabrigadas e ocupam abrigos públicos.

Santa Catarina já registra cinco mortes em decorrência das chuvas, de acordo com a Defesa Civil. Três mortes ocorreram em Florianópolis, uma em Jaraguá do Sul e outra em Massaranduba.

Apple atinge marca de 10 bi de downloads de aplicativos

A Apple informou hoje que sua loja virtual atingiu a marca de 10 bilhões de downloads de aplicativos desenvolvidos para seus produtos. O patamar foi atingido em um momento em que a companhia espera que os iPhone e iPad fiquem ainda mais populares com a inclusão, a partir de fevereiro, do Verizon Wireless como operadora.

A companhia já vendeu milhões de iPhones desde o lançamento do produto em 2007 e continua a expandir o uso de aplicativos com o tablet iPad. A loja virtual de aplicativos da Apple atraiu milhares de programadores de software. A loja possui agora mais de 300 mil programas diferentes que podem ser utilizados no iPhone e no iPad. As informações são da Associated Press.

fonte: Abril

Marcello da Silva Batista

Presidente do STF critica demora para indicar 11º ministro

Ao analisar recursos de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, reclamou da vaga em aberto na Corte.

Peluso disse que o STF está desfalcado para definir a aplicação da lei, que impede a candidatura de políticos condenados pelo colegiado ou que tenham renunciado ao mandato.

Para o presidente do STF, não há condições de estabelecer a regra sem a indicação do 11º ministro. O posto está vago desde agosto de 2010, quando Eros Graus se aposentou.

"Deve-se considerar que esta corte se encontra até hoje desfalcada de um integrante para fixar orientação definitiva quanto à aplicabilidade da LC n° 135/2010 [Lei do Ficha Limpa] às eleições de 2010."

O STF analisou no ano passado recursos do ex-senador Joaquim Roriz (PSC) e do ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) contra a validade da lei, mas o julgamento terminou empatado em 5 a 5.

Em carta encaminhada a presidente Dilma Rousseff, a OAB cobrou a indicação do novo ministro e disse que provocado "inúmeros prejuízos" à Justiça. Estão na disputa pelo posto os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Cesar Asfor Rocha e Luiz Fux.

RECURSOS

Peluso analisou hoje pedidos de liminar (decisão provisória) apresentados pelo ex-senador João Capiberibe (PSB-AP) e pelo deputado estadual Ocivaldo Serique Gato (PTB-AP), cassados pela Lei da Ficha Limpa. Os dois queriam tomar posse na próxima semana.

Ao negar o recurso de Capiberibe, Peluso argumentou que o caso do ex-senador ainda precisa ser resolvido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ministra Carmen Lúcia negou em limiar o pedido que depois foi mantido pelo plenário. A defesa dele recorreu ao TSE que ainda não encaminhou o processo ao STF.

Com mais de 130 mil votos, ele teve o mandato de senador cassado por compra de votos em 2005. Além de Capiberibe, sua mulher, Janete (PSB), eleita deputada federal, teve o registro cassado pelo mesmo motivo.

Adversário político de Capiberibe, o senador Gilvam Borges (PMDB), que ficou em terceiro lugar nas eleições deste ano, foi diplomado e assumirá o cargo.

Em relação ao caso do deputado estadual, o presidente do STF sustentou que o pedido pode ser analisado após o recesso do Judiciário que termina na semana que vem. "É que se trata de mandato de quatro anos, período bastante razoável para que o requerente implemente medidas que esteja impossibilitado de tomar nas primeiras semanas do mandato".

Edição do "BBB11" disfarça festa liberal

A edição do "Big Brother Brasil 11" desta quinta-feira (27) minimizou os acontecimentos da última festa da casa.

Nela, Cristiano beijou duas participantes ao mesmo tempo e três em momentos separados. Além disso, a festa teve o primeiro beijo entre duas mulheres do programa.

O show de Bruno e Marrone, que teve menos de uma hora de duração, ganhou vários minutos do programa.

Em seguida, as câmeras insistiram em mostrar Diogo e Talula juntos, insinuando que pudesse existir algo entre o casal.

Porém, o assédio das mulheres à Cristiano foi compactado em poucas cenas, que mal mostraram os beijos entre o engenheiro, Paula e Natalia.

O primeiro beijo gay do programa, entre Michelly e Diana, também foi resumido a um selinho.

Em compensação, a cena de Paula comendo pães com manteiga ganhou destaque.

O Ministério Público Federal recomendou a TV Globo a adotar medidas para "evitar a veiculação de práticas de violação aos direitos humanos, como homofobia, preconceito e racismo" no "Big Brother Brasil 11".

A nota explica que o MPF tomou esta decisão após receber mais de 400 reclamações de telespectadores durante a décima edição do programa, que se incluem nas categorias: baixo nível cultural, apelo sexual, violação da dignidade da pessoa humana, vocabulário impróprio, valores éticos e da família, horário impróprio, consumo de álcool, homofobia, incitação à violência e manipulação de votos.

Marcello da Silva Batista

Vereadores recebem manifestantes contra tarifa de ônibus de SP

Um grupo de aproximadamente nove vereadores --entre eles o presidente da Câmara, José Police Neto (PSDB)-- recebeu no início da noite desta quinta-feira os manifestantes que fizeram uma passeata contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, em frente à Câmara Municipal. Segundo a Polícia Militar, cerca de 3.500 pessoas participam da manifestação.

Os manifestantes entregaram uma carta aos vereadores solicitando uma audiência pública para discutir o reajuste e ficaram de retornar à Câmara na próxima quarta-feira (2) para cobrar uma resposta ao pedido.

A passeta teve início em frente ao Teatro Municipal, passou pela prefeitura e terminou na Câmara. Os manifestantes chegaram a bloquear por cerca de cinco minutos o cruzamento entre a rua Consolação e avenida São Luís, na região central.

O protesto foi organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre). No último dia 5, a passagem foi reajustada de R$ 2,70 para R$ 3 --aumento de 11%.

Um dos organizadores do ato, Caio Martins, 16, membro do MPL, afirmou que a ideia é fazer uma passeata com o mesmo trajeto que eles fariam na primeira manifestação, quando houve confronto com a polícia e o protesto foi interrompido.

PASSE LIVRE

O MPL já tinha organizado outros três atos nas últimas duas semanas. O último foi no dia do aniversário da cidade de São Paulo (25), durante a reabertura da biblioteca Mário de Andrade.

No dia 20, entre 3.000 e 3.500 pessoas participaram de uma passeata na avenida Paulista (região central de São Paulo).

No dia 13, outro protesto terminou em confronto com a Polícia Militar na praça da República. Houve discussão, um manifestante acabou detido, e em seguida teve início um tumulto generalizado. Policiais usaram munições de borracha e spray de pimenta contra os manifestantes, que revidaram jogando pedras e garrafas.

Em meio a intensos protestos, internet é interrompida no Egito

Internautas do Egito relataram interrupção na rede nesta quinta-feira, com um grande número de pessoas ficando sem nenhum acesso à internet, enquanto outras dizem ter enfrentado problemas para acessar alguns sites específicos, como o Facebook.

Um grande número de pessoas também relatou ter ficado impossibilitada de enviar mensagens SMS pelo celular. Os problemas ocorrem em meio aos maiores protestos contra o ditador Hosni Mubarak, que está no poder há 30 anos.

O maior provedor de internet para o Egito, o Seabone, que é baseado na Itália, disse que não há tráfego de rede no país desde as 00h30 no horário local (20h30 de Brasília), segundo a agência de notícias Associated Press.

Várias mensagens sobre a interrupção foram postadas no Facebook e no Twitter por usuários de fora do Egito. Anteriormente, o Facebook, o Twitter e os SMS via Blackberry já haviam sido bloqueados no país, provavelmente em uma tentativa das autoridades de minar a organização dos protestos.

No entanto, Karim Haggag, porta-voz da embaixada egípcia em Washington, disse que o governo do país divulgou um comunicado negando os boicotes aos sites.

As manifestações, que começaram na terça-feira (24), denominado Dia da Cólera, respondem a uma convocação que surgiu na internet, coincidindo com a queda do tunisiano Ben Ali no último dia 14.

Os violentos confrontos entre manifestantes e policiais se acirraram nesta quarta-feira no Cairo, no segundo dia de protestos contra Mubarak. De acordo com relato de testemunhas, manifestantes lançam coquetéis molotov contra um prédio do governo egípcio no porto de Suez, provocando um incêndio em um dos setores do edifício.

O grupo opositor egípcio 6 de Abril, um dos principais promotores desses grandes protestos, pediu aos manifestantes que mantenham os protestos até a renúncia de Mubarak. "A quinta-feira não será um dia de férias, as ações nas ruas prosseguirão".

Os manifestantes interditaram o tráfego de uma das vias principais e as forças de segurança tentaram dispersá-los com gás lacrimogêneo e balas de borracha. Após o primeiro ataque da polícia, que também usou jatos d'água e perseguiu os manifestantes com cassetetes, muitos correram para se esconder na estação de metrô mais próxima --cujas portas foram danificadas.

Nesses dois dias, as forças de segurança prenderam cerca de 500 manifestantes, segundo uma fonte do Ministério do Interior. Mas uma fonte de segurança citada pela agência de notícias Efe fala em ao menos mil detidos.

DESCONTENTAMENTO

Os protestos desta semana no Cairo e uma série de cidades de toda essa nação árabe de cerca de 80 milhões de pessoas foram os maiores em décadas e representam um sério desafio ao regime autoritário de Mubarak --enquanto muitos egípcios estão reclamando do aumento dos preços, desemprego e corrupção.

Mubarak, 82, nunca nomeou um adjunto. Acredita-se que ele prepara seu filho Gamal para sucedê-lo.

Todos os quatro presidentes do Egito, desde o fim da monarquia na década de 1950, foram militares.

O partido governista diz estar pronto a dialogar, mas não ofereceu nenhuma concessão para atender ao pedido por mudança política.

ELBARADEI

Mohamed ElBaradei, ex-chefe da agência nuclear da ONU (Organização das Nações Unidas) e defensor de uma reforma no Egito chegou ao Cairo nesta quinta-feira depois de ter dito que é o momento de o ditador Hosni Mubarak deixar o poder.

Figura com grande prestígio internacional, mas com pouco apoio popular no Egito, ElBaradei, de 68 anos, chegou à capital egípcia vindo de Viena, na Áustria, onde mora, para se unir a uma crescente onda de protestos contra Mubarak, inspirados pelas manifestações que derrubaram o presidente da Tunísia.

O prêmio Nobel da Paz e dirigente da oposição egípcia afirmou, em sua chegada ao Cairo, que a mudança política no Egito "é inevitável". "Acho que este é um momento fundamental para o futuro do Egito", disse ele aos jornalistas no aeroporto internacional do Cairo. "Quero garantir que nos dirigimos para um processo de mudança pacífico", insistiu o ex-diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

"A mudança é inevitável. Não dá para voltar atrás", insistiu El Baradei, que lidera há um ano uma campanha em favor de reformas políticas e eleitorais no Egito, governado desde 1981 pelo presidente Hosni Mubarak.

"Tentamos de tudo durante um ano", afirmou ainda, lembrando que seu movimento político boicotou as eleições parlamentares de novembro.

Ele acrescentou que o "povo se deu conta de que o regime não está ouvindo nada e tiveram que sair às ruas, e insistiu na necessidade de que os protestos "se desenvolvam pacificamente". "As manifestações pacíficas são um direito de cada egípcio e de cada ser humano. Desejaria que não tivéssemos que sair às ruas para pressionar o regime".

ElBaradei já foi muito criticado no Egito, inclusive entre seus seguidores, por suas longas ausências do país. Ele chegou ao Cairo três dias depois das grandes manifestações de protesto contra o regime de Mubarak.

Fonte: UOL

Marcello da Silva Batista

Mulher é presa com 40kg de pasta base de cocaína no Novo Gama

O Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) da Polícia Civil goiana prendeu, por volta das 17h desta quinta-feira (27/1), uma traficante investigada há três meses no Novo Gama. Com ela, os agentes apreenderam aproximadamente 40 quilos de pasta base de cocaína, além de um quilo de crack - subproduto da fabricação da droga.

Segundo informações do delegado chefe do Genarc, Leandro Ribeiro, a pasta foi encontrada na quadra 14, do Setor de Chácaras Araguaia, no Pedregal. Fabiana Gomes de Araújo é quem estava em posse da droga quando os policiais chegaram ao endereço. Ela foi presa em flagrante e, em seguida, encaminhada para as dependências do Genarc, onde prestou depoimento.

Ainda de acordo com o delegado, na tarde desta quinta-feira (27/1), a Polícia Civil conseguiu um mandado de busca e apreensão, conseguindo, assim, capturar a droga.

Matrículas para selecionados pelo Sisu começam nesta quinta-feira (27/1)

Agência Brasil

Começam nesta quinta-feira (27/1) as matrículas dos estudantes considerados aptos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas em universidades e institutos federais de educação superior. Os aprovados na primeira chamada do Sisu terão até segunda-feira (31/1) para fazer a matrícula.

A documentação necessária pode ser consultada no boletim individual do aluno, disponível no site do Ministério da Educação (MEC) e no próprio estabelecimento de ensino. O MEC fará mais duas chamadas, caso sobrem vagas.

Os estudantes selecionados para o curso de primeira opção, na primeira chamada, não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, se ainda houver vagas, as instituições, segundo seus próprios critérios, convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. O calendário pode ser consultado na página do Sisu na internet.


Marcello da Silva Batista

Relatório mostra que população de Águas Claras triplicou em seis anos

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, nesta quinta-feira (28/01), um perfil socioeconômico dos moradores de Águas Claras. Os dados integram a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), e foram coletados de setembro a dezembro de 2010, e incluem também a população de Arniqueiras e Areal.

Os dados comprovam que o crescimento populacional da região administrativa acontece num ritmo superior à média do Distrito Federal. Desde a pesquisa passada, realizada em 2004, a população do local triplicou. Em seis anos, o número foi de 43.623 para 135.685, numa taxa de crescimento anual de 20,8%. A média geral do DF é de 2,3% ao ano.

A pesquisa revelou também o grau de desigualdade econômica entre as diferentes zonas de Águas Claras. Segundo os dados da Codeplan, a renda domiciliar mensal em Águas Claras é de 18 salários mínimos, comparado aos 12 salários em Arniqueiras. No Areal, a média é de apenas seis salários mínimos.

A disparidade se repete nos outros indicadores analisados. Enquanto em Águas Claras, 27,8% da população tem ensino superior completo, em Arniqueiras o número é de apenas 13,1% e no Areal, 5,7%.

Os pesquisadores tomaram 1.010 residências como amostra. Todas as 30 regiões administrativas do Distrito Federal participaram da PDAD, mas por enquanto, apenas os dados de Águas Claras foram concluídos.

Dilma anuncia doação de 8 mil moradias para vítimas das chuvas no Rio

Rio de Janeiro - A presidente Dilma Rousseff anunciou hnesta quinta (27) a construção de 8 mil casas que serão entregues às vítimas das chuvas do último dia 12 na região serrana do Rio. Dois mil imóveis serão doados por 12 empresas de construção civil e 6 mil unidades virão do programa Minha Casa, Minha Vida, com prestações subsidiadas pelos governos federal e estadual.

“Nós estamos colocando mais 6 mil casas para atender a emergência, fora o conjunto do Minha Casa, Minha Vida, que é bem maior do que isso. Moradias, seja na forma de casas ou de apartamentos, para que essa população que perdeu o seu lugar tenha acesso, o mais rápido possível, a um novo lar. Com isso, pretendemos diminuir a dor dessas famílias”, disse Dilma, em cerimônia no Palácio Guanabara, ao lado do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

A presidente esclareceu que as casas serão entregues aos desabrigados a custo zero. “No caso da catástrofe, o governo [federal] entra com o seu subsídio tradicional, que é quase integral, e o governo do estado entra com o pagamento de R$ 50 [referente ao valor da prestação]”.

As residências doadas pelas construtoras terão 32 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis serão construídos em terreno doado pelo governo estadual. Em apoio à região, o governo federal também anunciou a liberação de R$ 100 milhões para o estado e os municípios, além de mais duas parcelas aos trabalhadores com direito ao seguro-desemprego e da ampliação do limite de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para R$ 5,4 mil.

Obras de contenção de encostas e de drenagem, previstas na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), terão recursos de R$ 11 bilhões. Além disso, serão investidos, também no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, R$ 170 milhões para a remoção de famílias que moram em áreas de risco ou que tenham sido desabrigadas por desastres naturais.

Marcello da Silva Batista

Presa pela 2ª vez, policiais "blindam" Adriana Villela a caminho da Comeia

Depois de ser presa no Rio de Janeiro por um delegado e três agentes da Polícia Civil, por determinação da Justiça, a passagem da arquiteta Adriana Villela, suspeita de ser mandante do triplo homicídio da 113 Sul, pelo IML foi rápida.

Ela chegou ao local as 18h37. Usava óculos escuros e estava com o cabelo preso. Os policiais, que a levaram para a Comeia, às 19h17, presídio feminino no Gama, montaram um esquema para que a ação passasse despercebida por curiosos e pela imprensa.

Adriana ficou no IML por apenas cinco minutos, tempo suficiente para a realização de exames de corpo de delito e entrou por uma porta lateral cercada por agentes e saiu pela entrada principal.

Na ida ao presídio, foi levada por um Vectra preto e um Astra, ambos sem caracterização. Não foi possível identificar qual dos dois veículos levavam a indiciada. Depois, Adriana foi encaminhada para cela e não deve receber visitas ainda nesta quinta.

Com informações de Adriana Bernardes, Thalita Lins e Antônio Timóteo


Fonte: Correio Braziliense

Marcello Silva

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ProUni tem mais de 315 mil inscritos, diz MEC

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou até as 18h desta sexta-feira (21) 316.910 candidatos inscritos. Eles vão concorrer a bolsas em universidades particulares. As inscrições começaram às 5h desta sexta-feira e seguem até terça-feira (25). O MEC avalia que sistema de inscrição está funcionando bem. O programa oferece 123.170 bolsas, sendo 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade, em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país.

O ministério vai disponibilizar às 3h da madrugada de sábado (22) as notas de corte dos cursos com bolsas oferecidas. A atualização das notas será diária neste horário. A partir do primeiro dia de inscrições, o sistema calcula, durante a madrugada, as notas de corte de cada curso, que podem ser verificadas em caráter meramente informativo pelo estudante. Durante o período em que o sistema estiver aberto para inscrições, o candidato poderá alterar suas opções a partir da observação da nota de corte.

A abertura das inscrições estava prevista para quarta-feira (19), mas foi adiada devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para quinta-feira (20). Assim como ocorreu no sistema do SiSU, o MEC garantiu que o site do ProUni - que segue o mesmo modelo - passou por uma manutenção para que novas falhas sejam evitadas. Estudantes relataram que ao acessar o sitema do SiSU entravam em páginas de outros candidatos.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Duas etapas
Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

Cronograma
O ministério divulgou o novo cronograma do Prouni, prorrogado após a extensão do prazo de inscrições para o SiSU. As inscrições tiveram início nesta sexta e vão até a próxima terça-feira (25), como já havia sido informado.

A divulgação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será no dia 28 de janeiro. A etapa de comprovação de informações e processo seletivo próprio ocorre de 28 de janeiro até 4 de fevereiro. Já o resultado de candidatos pré-selecionados na segunda chamada ficou para 11 de fevereiro, e a comprovação de informações e processo seletivo próprio na segunda chamada está programada para o período de 11 a 17 do mesmo mês.

As inscrições para a segunda etapa serão de 21 a 24 de fevereiro. A divulgação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada sairá em 27 de fevereiro. A etapa de comprovação de informações e processo seletivo próprio ocorre de 28 de fevereiro até 4 de março. O resultado de candidatos pré-selecionados na segunda chamada ficou para o dia 13 de março, e a comprovação de informações e processo seletivo próprio na segunda chamada está programada para o período de 14 a 17 do mesmo mês.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Fonte: MEC

Marcello da Silva Batista

Alencar deixará hospital para receber homenagem no aniversário de São Paulo

O ex-vice-presidente José Alencar, de 79 anos, acaba de receber uma boa notícia: Poderá deixar o hospital Sírio Libanês, no qual está internado, para receber homenagem no aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo, na próxima terça-feira, 25. Alencar será homenageado com a medalha 25 de janeiro.

Ele acabou recebeu a autorização de seu médico, Roberto Kalil Filho. O ex-vice-presidente deve receber a condecoração das mãos da presidente Dilma Roussef.

Alencar, que luta contra um câncer na região do abdome, não pôde comparecer à cerimônia de posse de Dilma no dia 1º de janeiro. Por causa de uma hemorragia no intestino, ele foi vetado pelos médicos e permaneceu internado. Nesta semana, ele foi visitado no hospital pelo ex-presidente Lula.

Governo vai convocar 100 mil pessoas para receber novo RG neste mês

Cerca de 100 mil pessoas, em sete cidades, vão receber uma carta do Ministério da Justiça até o final de janeiro com a convocação para trocar o antigo RG pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC). Moradores de Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Hidrolândia (Goiás), Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins) serão os primeiros brasileiros a terem o RIC.

Até o final do ano, mais 1,9 milhão de pessoas serão chamadas para obter o novo documento. Segundo Marcos Elias Araújo, diretor do Instituo Nacional de Identificação (INI), os 100 mil convocados já neste mês foram selecionadas pelos órgãos estaduais ou de acordo com uma lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - que recadastrou eleitores para votarem em urnas biométricas.

Os primeiros contemplados irão receber uma carta indicando o local onde o novo documento poderá ser retirado. A estimativa do Ministério da Justiça é que em 10 anos todos os brasileiros terão o RIC. "Neste prazo, a nova identidade e o RG vão conviver até que a troca do documento seja completa", informou Araújo.

Nesta etapa de implantação do RIC, não há a possibilidade de o próprio cidadão ir até o órgão de identificação de seu Estado e requisitá-lo. Ainda é preciso receber a convocação. O documento é expedido pela Casa da Moeda e sua emissão é gratuita, bancada pelo Ministério da Justiça.

O RIC tem 17 itens de segurança, foi idealizado para impedir fraudes e facilitar a vida dos cidadãos na obtenção de benefícios sociais e em contratos privados, como abertura de contas e operações bancárias, reduzindo a possibilidade de erros e prejuízos. Além disso, ele reúne vários documentos, como o CPF, identidade, título de eleitor e programa de integração social (PIS) em um só.

Sudeste terá tempestades ainda mais intensas

Cientistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertam que os governos do Brasil e, principalmente, dos Estados do Sudeste devem se preparar para enfrentar eventos climáticos extremos nos próximos anos. "Esse não foi um evento isolado (a devastação na região serrana do Rio). Os acontecimentos no Brasil confirmam uma tendência mundial de que tempestades tendem a ser cada vez mais fortes e em locais onde não ocorriam com a mesma força", afirmou Rupakumar Kolli, especialista da OMM.

A entidade diz que ainda não pode confirmar se a intensidade das chuvas no Rio foi causada diretamente pelas mudanças climáticas que afetam o planeta, mas tudo indica que sim. "É difícil dizer se as mudanças climáticas já atuam nesse caso", afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. "O que está claro é que vemos um aquecimento do planeta e um número cada vez maior de eventos climáticos extremos e o que aconteceu no Brasil vai nessa direção."

"Governos precisam entender que esses fenômenos vão se repetir. Essa é a tendência que vemos em todo o mundo, com chuvas mais intensas em locais que não conheciam eventos tão drásticos", ressaltou Kolli. "O governo brasileiro precisa lidar com a vulnerabilidade de suas populações nas áreas de risco porque podemos dizer quase com certeza que novos eventos extremos vão ocorrer."


Mas, se a OMM aponta que o número de mortos em eventos climáticos no mundo é cada vez menor, a tragédia no Rio vai na contramão desta tendência e está entre os dez deslizamentos com maior número de vítimas no mundo entre 1900 e 2011. A avaliação da entidade de meteorologia é que, em 2010, eventos climáticos extremos tiveram número relativamente baixo de mortos graças aos sistemas de alerta. Um exemplo é a enchente na Austrália, que fez poucas vítimas. No caso do Brasil a constatação é diferente. "As enchentes foram excepcionais no Brasil. É um dos casos mais mortais da história do País", disse Jarraud. Para ele, aprimorar sistemas de alerta contra desastres "é um dos melhores investimentos que um governo pode fazer".

A OMM lançou ontem um relatório no qual 2010 entrou para a história como o ano mais quente, igualando-se ao recorde de 1998. Segundo Jarraud, o ano também teve intensos fenômenos naturais, como o calor extremo na África, Groenlândia e Ásia, o frio intenso na Europa e Austrália. Em 2011, as enchentes no Brasil são mais um sinal dessa tendência, segundo a OMM. O organismo acredita que o La Niña não seja responsável pelo fenômeno. "As informações não indicam que o volume significativo de chuvas seja resultado do La Niña. Esse fenômeno atinge o Nordeste do Brasil, não o Sudeste", afirmou Kolli. La Niña é o resfriamento anormal da superfície do Oceano Pacífico.

"É cedo para dizer qual fenômeno foi responsável pelos problemas no Brasil. Não podemos atribuir diretamente ao La Niña, que pode até ter tido um papel indireto. Os cientistas terão uma confirmação nos próximos meses", completou Jarraud.

Após tragédia no RJ, ministro admite que Defesa Civil precisa melhorar

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, reconheceu na sexta-feira deficiências estruturais e financeiras na atuação da Defesa Civil Nacional, depois que mais de 760 pessoas morreram na tragédia provocada pelas fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.

"Queremos uma Defesa Civil em nível nacional que esteja à altura do país que somos, a quinta ou sexta economia do mundo. É evidente que temos que ter um outro poder de resposta", afirmou.

O ministro citou problemas no repasse de recursos para a prevenção de tragédias. "Queremos acabar com a crítica recorrente que a Defesa Civil é lenta, tardia e quando o dinheiro chega, a tragédia já passou. Isso é verdade... e procede", afirmou.

"Outra crítica é que os recursos são mal aplicados. Tomei a decisão de me reunir com o TCU (Tribunal de Contas da União) e solicitei a eles que iniciem já uma ação de monitoramento na liberação e acompanhamento de recursos da Defesa Civil. É evidente que ela precisa ser reestruturada."

Bezerra disse que depois da tragédia no Rio recebeu muitas críticas com relação à atuação da Defesa Civil Nacional e passou a ouvir demandas e sugestões da sociedade civil.

O Conselho Nacional de Defesa Civil vai se reunir na próxima semana ou na outra, afirmou o ministro, para receber contribuições da sociedade e universidades "para termos instrumentos para dar as respostas necessárias em ocorrências como essa no futuro".

Segundo ele, as tragédias naturais mostram a necessidade de ampliar o orçamento da Defesa Civil Nacional. "Acho que houve uma mudança no paradigma do investimento público no Brasil", disse.

MAPEAMENTO DE ÁREAS

Um atlas com o mapeamento das áreas de risco dos municípios brasileiros está sendo elaborado para a Defesa Civil Nacional e deve estar pronto em meados do ano, de acordo com Bezerra.

Um sistema nacional de alerta contra catástrofes também entrou na pauta do governo federal e deve levar até 4 anos para ser concluído.

"Não quer dizer que não possamos estar melhor preparados já para as chuvas do nordeste no meio do ano", disse o ministro.

Segundo ele, as Forças Armadas também vão participar mais efetivamente no monitoramento climático que pode ajudar na prevenção de tragédias.

Bezerra defendeu uma rapidez maior das Força Armadas na resposta às catástrofes naturais.

"Eu entendo que as Forças Armadas podem ter um papel de maior protagonismo na pronta resposta... já está se pensando em 5 centros regionais nas unidades das Forças Armadas que estejam preparadas com pontes móveis, hospitais de campanha e equipamentos que possam ser disponibilizados num menor tempo e mitigar a dor e óbitos", disse o ministro.

NORMAS

O governo federal deve criar um conjunto de normas para garantir assistência prioritária a crianças e adolescentes afetados por situações de catástrofe, como os temporais que deixaram mortos na região serrana do Rio.

Segundo a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), há quatro crianças, todos irmãos, sem contato com parentes nos municípios afetados pelas chuvas. Nos outros casos, já foram localizados parentes que passarão a ser responsáveis pelas crianças que ficaram órfãs na tragédia.

Pela manhã, Rosário e as ministras Iriny Lopes (Políticas para as Mulheres) e Luiza Bairros (Igualdade Racial) se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Ficou definido que começará a funcionar a partir da próxima semana o Fórum de Direitos da Cidadania, um dos quatro grandes grupos temáticos criados por Dilma para agilizar o diálogo entre ministros dentro do governo. O grupo será coordenado por Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

Fonte: Folha


Marcello da Silva Batista

"Sansão e Dalila" bate Globo e fica em primeiro lugar no Ibope

"Sansão e Dalila", da Record, registrou a melhor média de audiência desde sua estreia nesta quinta-feira (20).

O programa marcou 14 pontos de Ibope --cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande SP-- e 26% de share (participação no número de televisores ligados).

A minissérie bíblica ficou um ponto à frente do "Jornal da Globo", que teve 13 pontos.

O desempenho deixou a Record em primeiro lugar de audiência durante a exibição.

"Sansão e Dalila" é uma das produções mais caras da emissora e é estrelada por Mel Lisboa e Fernando Pavão.

Traficante colombiano Pablo Escobar aparece em outdoor na Ucrânia

Um dos mais conhecidos chefes do tráfico, morto pela polícia em 1993, reapareceu em um outdoor na Ucrânia, em Jarkiv. O colombiano Pablo Escobar deseja um feliz 2011 no misterioso outdoor.

Com o "feliz ano novo", o outdoor azul e branco carrega a imagem de Escobar em preto e branco. Segundo a polícia, os autores ainda não foram identificados.

Presos queimam colchões e danificam celas em presídio de Maceió

Imagine ser atacado por uma de suas próprias mãos, que tenta repetidamente estapear e socar você. Ou então entrar em uma loja e tentar virar à direita e perceber que uma de suas pernas decide que quer ir para a esquerda, fazendo-o andar em círculos.

Essa realidade é bem conhecida da americana Karen Byrne, de 55 anos, que sofre de uma condição rara chamada Síndrome da Mão Alheia.

A síndrome de Byrne é fascinante, não somente por ser tão estranha, mas também por ajudar a explicar algo surpreendente sobre como nossos cérebros funcionam.

O problema começou após ela passar por uma cirurgia, aos 27 anos, para controlar sua epilepsia, que havia dominado sua vida desde seus 10 anos de idade.

A cirurgia para curar a epilepsia normalmente envolve identificar e depois cortar um pequeno pedaço do cérebro no qual os sinais elétricos anormais se originam.

Quando isso não funciona, ou quando a área danificada não pode ser identificada, os pacientes precisam passar por uma solução mais radical.

No caso de Byrne, seu cirurgião cortou seu corpo caloso, um feixe de fibras nervosas que mantém os dois hemisférios do cérebro em permanente contato.

NOVO PROBLEMA

O corte do corpo caloso curou a epilepsia de Byrne, mas a deixou com um problema totalmente diferente.

Ela conta que inicialmente tudo parecia bem, mas que então os médicos começaram a notar um comportamento extremamente estranho.

'O médico me disse: 'Karen, o que você está fazendo? Sua mão está te despindo'. Até ele dizer isso eu não tinha percebido que minha mão esquerda estava abrindo os botões da minha camisa", diz.

"Então eu comecei a abotoar a camisa novamente com a mão direita, mas assim que eu terminei, a mão esquerda começou a desabotoar de novo. Então o médico fez uma chamada de emergência para um outro médico e disse: 'Mike, você precisa vir aqui imediatamente, temos um problema'."

Karen Byrne havia saído da operação com uma mão esquerda que estava fora de controle.

"Eu acendia um cigarro, colocava-o no cinzeiro e então minha mão esquerda jogava-o fora. Ela tirava coisas da minha bolsa sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que estava acontecendo", diz.

Em alguns casos, a mão esquerda dela chegava a estapeá-la, sem controle. Ela conta que seu rosto chegava a ficar inchado com tantos golpes.

LUTA DE PODER

Medicação resolveu problema de Karen Byrne após 18 anos

O problema de Byrne foi provocado por uma luta por poder dentro de sua cabeça.

Um cérebro normal é formado por dois hemisférios que se comunicam entre si por meio do corpo caloso.

O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas.

O hemisfério direito, que controla o braço e a perna esquerdos, é mais responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.

Normalmente o hemisfério esquerdo, mais analítico, domina e tem a palavra final nas ações que desempenhamos.

A descoberta do domínio hemisférico tem sua raiz nos anos 1940, quando os cirurgiões decidiram começar a tratar a epilepsia com o corte do corpo caloso.

Após a recuperação, os pacientes pareciam normais. Mas nos círculos psicológicos eles se tornaram lendas.

Isso porque esses pacientes revelariam, com o tempo, algo que parece incrível - que as duas metades do nosso cérebro têm cada um uma espécie de consciência separada. Cada hemisfério é capaz de ter sua própria vontade independente.

EXPERIÊNCIAS

O homem que fez muitas das experiências que primeiro provaram essa tese foi o neurobiólogo Roger Sperry.

Em um estudo particularmente notável, que ele filmou, é possível ver um dos pacientes com o cérebro dividido tentando resolver um quebra-cabeças.

O quebra-cabeças exigia o rearranjo de blocos para que eles correspondessem a padrões em uma imagem.

Primeiro o homem tentou resolver o quebra-cabeças com sua mão esquerda (controlada pelo hemisfério direito), com bastante sucesso.

Então Sperry pediu ao paciente que usasse sua mão direita (controlada pelo hemisfério esquerdo). Essa mão claramente não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo.

A mão esquerda então tentou ajudar, mas a mão direita parecia não querer ajuda, então elas terminaram brigando como se fossem duas crianças.

Experiências como essa levaram Sperry a concluir que "cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e se emocionando".

Em 1981 Sperry recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho. Mas em uma ironia cruel do destino, ele então já sofria com uma doença degenerativa do cérebro, chamada kuru, provavelmente contraída em seus primeiros anos de pesquisas com cérebros.

MEDICAÇÃO

A maioria das pessoas que tiveram seus corpos calosos cortados parecem normais posteriormente. Você poderia cruzar com eles na rua e não saberia que algo havia acontecido.

Karen Byrne teve azar. Após a operação, o lado direito de seu cérebro se recusava a ser dominado pelo lado esquerdo.

Ela sofreu com a Síndrome da Mão Alheia por 18 anos, mas felizmente para ela seus médicos encontraram uma medicação que parece ter trazido o lado direito de seu cérebro de volta ao controle.

A história de Byrne foi contada no último programa da série da BBC The Brain (O Cérebro), que foi ao ar no Reino Unido na quinta-feira (20).

Companhias aéreas recebem R$ 2,3 milhões em multas no fim de ano

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nesta sexta-feira um balanço da operação fim de ano, realizada em 11 aeroportos do país na virada do ano para evitar os problemas mais recorrentes entre passageiros e companhias aéreas.

Juizados nos aeroportos de SP registram 2.578 reclamações

Ao todo, foram aplicados R$ 2,3 milhões em multas entre 17 de dezembro e 7 de janeiro. As multas foram aplicadas em 329 autos de infração abertos pelas equipes de fiscalização da agência.

Destes, 244 autos foram para as empresas TAM, Webjet e Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento. O restante das infrações foram cometidas por companhias estrangeiras.

Segundo a Anac, os números ainda poderão aumentar, já que todas as manifestações de passageiros registradas na agência também estão sendo avaliadas e poderão gerar autuações para as companhias aéreas.

No período da operação, a Anac registrou cerca de 3.000 reclamações contra as seis maiores empresas aéreas, o que corresponde a menos de 1% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro.

Empresa Aeronaves reserva Preterição de embarque Endosso de outras cias Comunicação voos mistos Reclamações Autuações
TAM 5 70 4.7801 Sim 1.455 188
Gol 4 19 5632 Sim 505 26
Azul 1 0 1.503 - 78 0
Webjet 2 4 19.608 - 855 34
Avianca 1 0 135 - 46 0
Trip 4 0 Não informou - 82 0

1: Informou dados de 15.dez.10 a 10.jan.11 2: Informou dados de 1.dez.10 a 31.dez.10

CRESCIMENTO

Em dezembro, segundo balanço da Anac, os aeroportos brasileiros registraram 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, valor 2 milhões acima do registrado no mesmo período de 2009.

Mesmo com o crescimento, o índice de atrasos acima de 30 minutos permaneceu próximo ao dos últimos anos --por volta de 20%. Os cancelamentos também ficaram no mesmo patamar, cerca de 5% do total de voos programados.

Já os voos domésticos com decolagem com mais de 1 hora de atraso foram 7,89% em dezembro.

OUTRO LADO

Em nota, a TAM informa que "cumpriu com todas as medidas acordadas com a Anac para o período do final do ano de 2010" e que disponibilizou "equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine, pessoal de check-in, check-out, embarque, comercial, cargas, manutenção, lojas e supervisão nos principais aeroportos do país".

Ainda segundo a companhia, a prioridade "foi assegurar que todos os passageiros chegassem a seus destinos" e que os "atrasos e poucos cancelamentos registrados no fim do ano foram causados principalmente por problemas meteorológicos em algumas cidades do Brasil e no exterior, a manutenções não programadas ou a ajustes na malha, assim como a algumas manifestações pontuais de funcionários no período".

A Gol emitiu nota dizendo que "não foi notificada oficialmente" e a Webjet afirmou que "respeita as decisões da Anac e analisará a questão internamente".

Marcello da Silva Batista


Militares da Marinha internados no Rio após sobrecarga de exercícios começam a ter alta

Três dos 12 alunos da Escola Naval internados no hospital naval Marcílio Dias, na zona norte do Rio, após serem submetidos a forte carga de exercícios físicos tiveram alta, segundo a Marinha. Os demais militares apresentam estado estável e não correm risco de morrer.

Eles foram diagnosticados com rabdomiólise, síndrome provocada, entre outros fatores, pela combinação de exercícios em excesso e hidratação deficiente. Ela ocorre quando o corpo está extremamente desidratado e destrói células musculares esqueléticas. Elas são liberadas na corrente sanguínea e sobrecarregam os rins.

Parentes dos militares disseram que o grupo passou mal depois de um trote feito por alunos veteranos. A Marinha nega, mas abriu sindicância para apurar o que provocou a internação dos alunos.

Fonte: Estadao

Marcello da Silva Batista

Chega a 24 o número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina

Em quatro dias de chuvas que atingem Santa Catarina, 24 cidades tiveram de decretar situação de emergência. Um alerta foi emitido pela Defesa Civil nesta sexta-feira (21/1) para o grande risco de alagamento e deslizamento no sábado e domingo, principalmente nas 35 cidades já atingidas. A região Sul e a cidade de Joinville foram as mais afetadas.

O último relatório da Defesa, às 20h de sexta, registrava danos em mais de 2 mil casas. No Estado, 12 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e, entre elas, 592 ficaram desabrigadas.

Na região de Criciúma, cestas básicas, água e material de limpeza foram distribuídos nesta sexta para 3 mil famílias. Na cidade, 2 mil pessoas estão desalojadas e 200 desabrigadas, mas o número de pessoas que foram prejudicadas pelas chuvas passa de 100 mil. Na cidade vizinha, Siderópolis, a enxurrada levou a cabeceira da ponte sobre o Rio São Bento, no Costão da Serra, e deixou famílias isoladas.

No Norte, 7,4 mil pessoas ficaram desalojadas por causa das chuvas. Em cinco cidades - Joinville, Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim e Schroeder -, quase 190 mil pessoas foram afetadas. Nesta sexta, o dia amanheceu de novo com as ruas alagadas, depois do alagamento de quinta.

As 24 cidades em situação de emergência são: Armazém, Barra Velha, Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Forquilhinha, Grão Pará, Guaramirim, Içara, Imaruí, Jaraguá do Sul, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Mirim Doce, Morro Grande, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Passo de Torres, Pedras Grandes, Siderópolis, Tubarão e Urussanga.

Fonte: Correio Braziliense

LUTO - Número de mortos na região serrana do Rio chega a 785

Subiu para 785 o número de mortos na tragédia da região serrana do Rio, com a enxurrada que atingiu vários municípios na madrugada do dia 12. O balanço é da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado.

Nova Friburgo é o município mais castigado pelo temporal teve até agora com 381 mortos, Teresópolis contabiliza 316 vítimas, Petrópolis tem 66 e Sumidouro 22 mortos.

Petrópolis é a cidade da região serrana com maior número de desalojados: ao todo são 3.600. O município tem ainda 2.800 desabrigados. Nova Friburgo soma 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados. O município de Teresópolis tem 960 desalojados e 1.280 desabrigados.

Questão de saúde pública
Vinte e cinco vítimas dos deslizamentos de terra e enchentes na região serrana do Rio de Janeiro foram enterradas nesta sexta-feira (21/1) por determinação do juiz da 2ª Vara de Família de Teresópolis, José Ricardo de Aguiar. A maioria (22 pessoas), eram adultos e três, crianças. Segundo ele, o enterro é uma questão humanitária e de saúde pública. Os corpos foram identificados pelo IML, mas não foram reclamados por parentes.

Também por questão de saúde pública, os corpos não identificados foram enterrados após coleta de DNA de cada um deles, o que possibilita comparar, no futuro, os dados dos parentes que forem em busca de informações sobre as vítimas. Esse processo deve acontecer com todas as próximas vítimas encontradas e não identificadas devido ao avançado estado de decomposição dos corpos.

Em entrevista a agências de informação, o juiz disse acreditar que existiam quatro vezes mais soterrados do que os que já foram encontrados e que ao menos 30% deles jamais aparecerão.

* Com informações da Agência Brasil

Marcello da Silva Batista
Haddad: problemas do Sisu não foram de planejamento nem de internet

Com informações de Rayanne Portugal

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na noite desta sexta-feira (21/1) que os problemas de lentidão e falta de carregamento da página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que atormentaram milhares de estudantes em todo o país nos últimos não estão ligados a planejamento, internet, nem de incapacidade de rede. Segundo ele, o aplicativo é o mesmo usado no sistema do Programa Universidade para Todos (Prouni) e nos dias de estabilidade do Sisu – de terça a quinta (18 a 20/1). As declarações foram feitas durante coletiva de imprensa.

A apuração dos erros já foi determinada pelo ministro e uma resposta para os problemas deve sair em menos de 30 dias.Haddad destacou que o mais importante é a análise do real da instabilidade ocorrida com o Sisu.

"Páginas fantasmas"

De acordo com o MEC, os picos de sistema culminaram na troca que equipamento. Foi quando vários estudantes disseram ter visto páginas de outros candidatos. Haddad garante que não houve quebra de sigilo, já que as imagens eram como se fossem "páginas fantasmas", sem possibilidade de serem editáveis.

Demanda inesperada

O ministro admitiu que não esperava uma demanda tão grande para o Sisu. Ressaltou que o Enem ganhou uma proporção muito grande, começando pelo Prouni, em 2004. Em função dessa escala, o chefe do MEC defende uma análise cautelosa de decisões que devem ser tomadas. "Não adianta tratar com dois pesos e duas medidas a situação de cada estado às vésperas do fechamento de um sistema tão grande quanto o Sisu. O que vale para o Enem deve valer também para qualquer processo seletivo. Algo que acontece nesse mesmo modelo há 13 anos não deve mudar no último dia de inscrição do Sisu, como estavam tentando fazer", salientou.

Para Haddad, o processo exige muitas mudanças. "Se for uma exigência do Judiciário, o MEC vai repensar a situação. De outra forma, não seria viável." O ministro ainda cutucou as decisões liminares sobre revisão de notas. "Se um concurso do tamanho do MPU não oferece revisão e abertura de provas para os candidatos, porque o Enem deveria fazer?", questionou, ao enfatizar que o que envolve a mudança de digitalização teve ser revisto e não ser julgado nas primeiras instâncias da Justiça.

Pico de acessos

Assim como o Sistema de Seleção Unificada, o Prouni deve superar os números de anos anteriores, acredita o ministro da Educação. No último dia de inscrições do Sisu, observou Haddad, o pico de acessos ocorreu duas horas antes do fechamento do site, o que significaria que não teria havido tumulto na hora do fechamento.



- STJ cassa todas as liminares contra o Sisu. Inscrições não serão prorrogadas

- Contrariando presidente, TRF-2ª Região ordena prorrogação de inscrições no Sisu

- Ministro da Educação cancela férias por conta do Sisu

- Análise de sistemas é o curso tecnológico mais procurado no Sisu

- MEC divulga dados de fechamento do Sisu

- Justiça Federal derruba liminar que prorrogava inscrições do Sisu

- Justiça do Rio analisa defesa do MEC para suspender prorrogação das inscrições do Sisu

- MPF quer inscrições prorrogadas no Sisu em todo o país

- ProUni: Mais de 120 mil candidatos a bolsa são inscritos até as 12h

- Malvina Tuttman: “o Inep é um instituto de pesquisa”

- MEC vai pedir dois dias à Justiça para reabrir inscrições do Sisu e vai recorrer de decisão

- Resultado da 1° chamada do Sisu sai na segunda-feira (24/1)

- Desafios para Malvina Tuttman à frente do Inep

- Novas ações na Justiça garantem prorrogação de inscrições no Sisu para estudantes do Rio e direito de recurso

- Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira (21/1)

- Sisu recebe mais de 2 milhões de inscrições

- Sisu tem mais de um milhão de candidatos para as 83 mil vagas oferecidas

STJ cassa todas as liminares contra o Sisu. Inscrições não serão prorrogadas

Com informações de Rayanne Portugal e Larissa Leite

O Superior Tribunal de Justiça entrou na briga em defesa do Ministério da Educação e cassou todas as liminares contra o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições foram encerradas na noite de quinta-feira (20/1). Com a medida, o STJ centraliza a decisão e determina que não haverá prorrogação do prazo para estudantes se inscreverem nem a possibilidade de recurso, estando barrado o acesso às provas dos candidatos.

Caso haja novos recursos, quem julgará será a Justiça Federal do Maranhão – a primeira a questionar judicialmente o sistema do MEC. O calendário do Sisu continua valendo, com divulgação do resultado marcada para a próxima segunda-feira (24/1).

Nesta sexta-feira (21/1), a decisão no Tribunal Regional Federal da 2ª Região foram duas. Uma do presidente do TRF, que acatou o pedido da Advocacia Geral da União e derrubou a prorrogação de inscrições para alunos do Rio, e outra da 6ª turma especializada. A juíza federal Maria Alice Paim Lyard acatou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) de ampliar a prorrogação das inscrições para todo o país.

Para o TRF, a decisão da 6ª turma era válida, mas não produzia efeitos por causa da decisão do presidente do tribunal. No entanto, para o MPF, era a decisão da 6ª turma que prevalecia, já que não existe hierarquia entre as decisões. Além disso, a decisão do presidente suspendeu a liminar concedida em 1ª instância, e não a decisão concedida pela juíza da 6ª vara.

Clique aqui e leia tudo sobre o Sisu

- Contrariando presidente, TRF-2ª Região ordena prorrogação de inscrições no Sisu

- Ministro da Educação cancela férias por conta do Sisu

- Análise de sistemas é o curso tecnológico mais procurado no Sisu

- MEC divulga dados de fechamento do Sisu

- Justiça Federal derruba liminar que prorrogava inscrições do Sisu

- Justiça do Rio analisa defesa do MEC para suspender prorrogação das inscrições do Sisu

- MPF quer inscrições prorrogadas no Sisu em todo o país

- MEC vai pedir dois dias à Justiça para reabrir inscrições do Sisu e vai recorrer de decisão

- Resultado da 1° chamada do Sisu sai na segunda-feira (24/1)

- Novas ações na Justiça garantem prorrogação de inscrições no Sisu para estudantes do Rio e direito de recurso

- Sisu recebe mais de 2 milhões de inscrições


Fonte: Correioweb

Após confirmação da velocidade controlada, ônibus podem trafegar na Ponte

Com a confirmação do secretário de Obras, Luiz Carlos Pitiman, sobre a resolução do problema de desnivelamento na Ponte Juscelino Kubitschek, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) libera gradativamente o trânsito no local. Ainda nesta sexta-feira (21/1), conforme o controle de velocidade (40Km/h) avançou, os ônibus voltaram a trafegar nas vias desde às 19h30. Já os caminhões, porém, deverão esperar 15 dias, até que os aparelhos de apoio da ponte sejam substituidos.

De acordo com o agente responsável pela fiscalização, Marcelo Madeira, o Detran já enviou equipes extras ao local para ampliar o controle de velocidade, pois esta seria a principal causa da trepidação da ponte, e não o peso. Barreiras físicas serão postas nas pistas para estreitamento da via. Assim que os radares confirmaram que os carros estão trafegando a 40Km/h, o trânsito de ônibus voltou a ser permitido.

Pela manhã, funcionários da empresa responsável pela construção da ponte participaram de uma vistoria geral, e ao longo do dia teriam corrigido o problema com os aparelhos de apoio. Segundo Luiz Pitiman, um deles apresentou o defeito que teria gerado as oscilações na ponte. A secretaria de Obras pretende pedir ao TCU que abra um contrato emergencial para a compra de quatro novos aparelhos de apoio, um para cada extremidade da base mergulhada no Lago Paranoá.

Moradores sentiam os problemas
Roberta Abreu


Para alguns moradores de áreas próximas à Ponte JK o problema na estrutura da terceira ligação entre o Lago Sul e o Plano Piloto já era percebido há algum tempo. Por volta das 12h30 de ontem motoristas e ciclistas que passavam pelo local sentiram os desníveis e alertaram o Corpo de Bombeiros, que interditou a ponte em seguida. O motivo foram as fortes oscilações causadas por um desnível na fissura da estrutura, de aproximadamente 4 cm.

O aposentado Cesar Borba, morador na QI 26, costuma utilizar a Ponte JK para a caminhada. Segundo ele, em pouco tempo o desnível da fenda aumentou. "Há mais de um mês eu noto o desnível. Com as chuvas, eu parei de caminhar e quando retornei, na última segunda-feira, tinha aumentado", disse.

Ele atribui aos veículos pesados a responsabilidade pelo problema. "Eu andava próximo da fenda quando um ônibus passou. Tudo balançou e eu pensei que eu estivesse passando mal, até me segurei. Na volta, resolvi parar e observar e vi que a pista estava balançando. Todos os dias, de manhã cedo, muitos caminhões passam aqui e eu sempre dizia que alguma coisa ainda ia acontecer", alertou.

O servidor público Maurício do Amaral Carvalho, 44 anos, é morador da QI 29 e utiliza a ponte de carro diariamente para chegar ao trabalho e, há 15 dias, notou o aumento do desnível. "Sempre trafego na pista de menor velocidade e comecei a reparar o desnível pelo corrimão. Na parte central da pista, onde a diferença era pouca, vi que aumentou também. Eu sentia que o carro dava um impacto muito forte em baixa velocidade. No sentido Lago Sul - Plano Piloto tem uma placa metálica que amortece e diminui a sensação, mas do outro lado não tem", explicou.