sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Companhias aéreas recebem R$ 2,3 milhões em multas no fim de ano

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nesta sexta-feira um balanço da operação fim de ano, realizada em 11 aeroportos do país na virada do ano para evitar os problemas mais recorrentes entre passageiros e companhias aéreas.

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Ao todo, foram aplicados R$ 2,3 milhões em multas entre 17 de dezembro e 7 de janeiro. As multas foram aplicadas em 329 autos de infração abertos pelas equipes de fiscalização da agência.

Destes, 244 autos foram para as empresas TAM, Webjet e Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento. O restante das infrações foram cometidas por companhias estrangeiras.

Segundo a Anac, os números ainda poderão aumentar, já que todas as manifestações de passageiros registradas na agência também estão sendo avaliadas e poderão gerar autuações para as companhias aéreas.

No período da operação, a Anac registrou cerca de 3.000 reclamações contra as seis maiores empresas aéreas, o que corresponde a menos de 1% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro.

Empresa Aeronaves reserva Preterição de embarque Endosso de outras cias Comunicação voos mistos Reclamações Autuações
TAM 5 70 4.7801 Sim 1.455 188
Gol 4 19 5632 Sim 505 26
Azul 1 0 1.503 - 78 0
Webjet 2 4 19.608 - 855 34
Avianca 1 0 135 - 46 0
Trip 4 0 Não informou - 82 0

1: Informou dados de 15.dez.10 a 10.jan.11 2: Informou dados de 1.dez.10 a 31.dez.10

CRESCIMENTO

Em dezembro, segundo balanço da Anac, os aeroportos brasileiros registraram 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, valor 2 milhões acima do registrado no mesmo período de 2009.

Mesmo com o crescimento, o índice de atrasos acima de 30 minutos permaneceu próximo ao dos últimos anos --por volta de 20%. Os cancelamentos também ficaram no mesmo patamar, cerca de 5% do total de voos programados.

Já os voos domésticos com decolagem com mais de 1 hora de atraso foram 7,89% em dezembro.

OUTRO LADO

Em nota, a TAM informa que "cumpriu com todas as medidas acordadas com a Anac para o período do final do ano de 2010" e que disponibilizou "equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine, pessoal de check-in, check-out, embarque, comercial, cargas, manutenção, lojas e supervisão nos principais aeroportos do país".

Ainda segundo a companhia, a prioridade "foi assegurar que todos os passageiros chegassem a seus destinos" e que os "atrasos e poucos cancelamentos registrados no fim do ano foram causados principalmente por problemas meteorológicos em algumas cidades do Brasil e no exterior, a manutenções não programadas ou a ajustes na malha, assim como a algumas manifestações pontuais de funcionários no período".

A Gol emitiu nota dizendo que "não foi notificada oficialmente" e a Webjet afirmou que "respeita as decisões da Anac e analisará a questão internamente".

Marcello da Silva Batista


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