quarta-feira, 6 de abril de 2011

PF apreende 375 t de quartzo em operação no interior de MG

Em uma operação deflagrada nesta quarta-feira, a Polícia Federal apreendeu 375 t de quartzo leitoso peneirado no distrito Senador Mourão, pertencente a Diamantina (MG). Além das pedras, os agentes também recolheram equipamentos utilizados em extrações (pá carregadeiras, motobomba, patral e motores), além de documentos fiscais. A Operação Senzala se estendeu do dia 31 de março até 6 de abril e buscava também combater o trabalho escravo.

Os policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio-Ambiente e Patrimônio Histórico, responsáveis pela operação, verificaram que no local era extraído cerca de 2 mil t ao mês de quartzo - vendido a R$ 40 a tonelada - o que danifica áreas consideradas de preservação permanente.

A operação procurou também combater a escravidão oriunda da situação dos trabalhadores na extração do minério na área localizada no entorno do Parque Nacional das Sempre Vivas, no interior das fazendas Dom Bosco e Estoque. Os oficiais constataram a existência de 31 trabalhadores desprovidos de qualquer equipamento de segurança, que moravam sem condições mínimas de conforto e higiene, sem registro em carteira de trabalho, e aparentavam situação análoga ao de trabalho escravo.

Foram feitos três indiciamentos pela atividade. Não houve prisão em flagrante em razão dos responsáveis não se encontrarem no local no momento da ação.

Fonte: Terra

Marcello da Silva Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário