Após passar por cirurgia no hospital São José, em Criciúma, o vendedor Antônio José Torquato, 41 anos, que sofreu atentado a faca, passa bem. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo hospital. A lâmina de 15 cm se alojou na cabeça do paciente e só foi diagnosticada em exame de raio-x. Ele foi submetido ao procedimento de Crâniotomia, executado pelo neurocirurgião André Nesi. A cirurgia ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 2, e durou três horas.
O paciente passou o final de semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, por volta das 16h20, já estava no quarto. O especialista afirmou que a faca atravessou o lobo temporal, cruzando o osso da base do crânio (pirâmide petrosa) e se alojando a milímetros do tronco cerebral.
De acordo com o médico, se o objeto atingisse o tronco cerebral, a morte seria imediata, porque neste ponto passam todas as informações do cérebro levadas ao resto do corpo, como os batimentos cardíacos, respiração e demais funções do organismo. "A localização da faca era muito delicada, cruzando vasos e nervos importantes do sistema cerebral. Apesar disso, o estado neurológico do paciente era bom. Impressionante como uma faca daquele tamanho não o matou na hora e o paciente estava bem, antes da cirurgia, diante da gravidade da lesão", disse o neurocirurgião.
Antes do procedimento para a retirada do objeto, o paciente foi submetido à tomografia de crânio para localização precisa da faca e definição da extensão da lesão cerebral. Também um cateterismo cerebral foi realizado para verificação de possível lesão vascular provocada pela lâmina.
Segundo o médico, a Crâniotomia consistiu numa incisão no lado temporal direito da cabeça. Foram deslocados a pele e o músculo e, em seguida, o objeto apareceu encravado no osso, que foi retirado.
Marcello da Silva Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário