Cidades de vários países estão concorrendo com a praça, que é uma das principais atrações turísticas do Sergipe e cuja candidatura foi aceita em março de 2007.
A XXXIV Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco será aberta no próximo domingo na capital federal. O encontro avaliará durante dez dias os lugares candidatos à lista, o estado de preservação e os riscos a que estão submetidos alguns dos bens já inscritos e que "se consideram em perigo", disse hoje a coordenadora de Cultura da Unesco, Jurema Machado.
O Comitê de Patrimônio Mundial está formado por 21 países, mas Jurema explicou em entrevista coletiva que "mais de 180 delegações e organismos internacionais" participarão da reunião, que terminará em 3 de agosto.
O ministro de Cultura do Brasil, Juca Ferreira, apresentou como exemplo de melhoria o Parque Nacional de Foz do Iguaçu que "entrou na lista de bens em perigo" e agora já não está porque "se reconheceu o esforço para protegê-lo e, assim, foi recuperado".
Até o momento, a Lista do Patrimônio Mundial inclui um total de 890 lugares de "valor universal excepcional" localizados em 148 Estados Partes da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
A coordenadora da Unesco anunciou que neste ano também será debatida "uma estratégia de preparação para reagir a desastres naturais", como o terremoto do Haiti, para "definir um programa de cultura para a recuperação deste país".
Nenhum comentário:
Postar um comentário