segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Temperaturas caem e fazem turistas esvaziarem praias em São Paulo

Depois de duas semanas de tempo seco e calor de verão, a temperatura em São Paulo despencou pela metade neste feriado prolongado. Em menos 24 horas, os termômetros passaram de 31,6ºC, na tarde de sábado (4), para 15,5ºC no domingo (5). Pela medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), feita em Santana (zona norte), a capital estava há 48 dias sem chuvas. Houve garoas, como a de ontem, nos dias 4 e 16 de agosto, com 0,2 mm, mas, pelo baixo volume de água, não são consideradas chuva pelo instituto. Segundo o Inmet, a última precipitação na capital foi em 17 de julho.

Para efeito de comparação, uma chuva forte de verão de curta duração tem 30 mm de volume, em média, e pode chegar a 50 mm. A próxima precipitação é esperada amanhã, com 10 mm.

O mês de agosto teve 11 dias de baixa umidade relativa do ar, com índice inferior a 30%. Ontem, ela estava em 75%, segundo a prefeitura. "A mudança brusca de temperatura foi causada pelo encontro de uma frente fria já esperada com uma massa de ar quente e seco", explica Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.

A previsão para hoje é de tempo nublado e encoberto, com névoa úmida e chuva fraca isolada. A máxima não deve passar de 19ºC e a mínima deve ficar em 12ºC.

Com a frente fria, turistas do litoral de São Paulo decidiram adiantar a volta para casa. As temperaturas caíram em média 15 ºC em todo o centro-leste do Estado. As praias no Guarujá, por exemplo, estavam vazias. Ilza Paiva, 37, e Benedito Bastos, 42, vieram de moto de São Carlos e "só tiveram prejuízo", já que pagaram o hotel que não iriam desfrutar com a virada do tempo.

Segundo a Ecovias, concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, o tráfego era intenso na rodovia dos Imigrantes, no sentido São Paulo, mas sem lentidão. Na Anchieta o fluxo era normal.

Quem comemorou a virada do tempo, que começou com um mar agitado desde quinta, foram os surfistas. "Quando o tempo fecha é bem melhor, que a ondulação do mar aumenta", disse Vando Neri, 26, que pratica o esporte nas horas vagas.

Marcello da Silva Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário