Para efeito de comparação, uma chuva forte de verão de curta duração tem 30 mm de volume, em média, e pode chegar a 50 mm. A próxima precipitação é esperada amanhã, com 10 mm.
O mês de agosto teve 11 dias de baixa umidade relativa do ar, com índice inferior a 30%. Ontem, ela estava em 75%, segundo a prefeitura. "A mudança brusca de temperatura foi causada pelo encontro de uma frente fria já esperada com uma massa de ar quente e seco", explica Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.
A previsão para hoje é de tempo nublado e encoberto, com névoa úmida e chuva fraca isolada. A máxima não deve passar de 19ºC e a mínima deve ficar em 12ºC.
Com a frente fria, turistas do litoral de São Paulo decidiram adiantar a volta para casa. As temperaturas caíram em média 15 ºC em todo o centro-leste do Estado. As praias no Guarujá, por exemplo, estavam vazias. Ilza Paiva, 37, e Benedito Bastos, 42, vieram de moto de São Carlos e "só tiveram prejuízo", já que pagaram o hotel que não iriam desfrutar com a virada do tempo.
Segundo a Ecovias, concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, o tráfego era intenso na rodovia dos Imigrantes, no sentido São Paulo, mas sem lentidão. Na Anchieta o fluxo era normal.
Quem comemorou a virada do tempo, que começou com um mar agitado desde quinta, foram os surfistas. "Quando o tempo fecha é bem melhor, que a ondulação do mar aumenta", disse Vando Neri, 26, que pratica o esporte nas horas vagas.
Marcello da Silva Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário